Crianças aprendem a importância da higiene pessoal

Para manter a saúde em dia, o hábito de tomar banho, escovar os dentes, conservar as mãos limpas e as unhas cortadas é fundamental. Estas são regras simples, mas que precisam ser lembradas sempre para evitar problemas como gripe, verminose e infecção intestinal. Foi com esse objetivo que o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), realizou a primeira edição do ano do projeto 'Saúde na Escola' nesta terça-feira (3/4). 

A programação aconteceu no Núcleo de Educação Infantil Marluse Ferreira, localizado no núcleo Nova Marabá, onde mais de 130 crianças participaram da palestra educativa. Reunidas no pátio da escola, elas estavam atentas a cada dica e se divertiram aprendendo a forma correta de higienização das mãos e a importância da higiene pessoal. 

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Dóris Barroso, essa sensibilização é feita diariamente com os estudantes e quando ganha reforço, a exemplo da ação do Hospital Regional, é melhor ainda. 'Trabalhamos um projeto que aborda todos esses aspectos, mas o apoio de outras instituições é sempre bem-vindo. É uma maneira das crianças aprenderem mais. Estamos gostando bastante da parceria', disse Dóris. 

Promovido a cada dois meses em escolas públicas de Marabá, o projeto 'Saúde na Escola' consiste na realização de palestras sobre prevenção de doenças e promoção da saúde. A iniciativa é uma das ações extramuros desenvolvidas pelo Hospital Regional, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

Para a coordenadora de Humanização do HRSP, Caroline Nogueira, além de disseminar informações voltadas para a qualidade de vida, o projeto aproxima o hospital da comunidade e possibilita uma troca de vivências.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde