CIPA conscientiza colaboradores do HEGV sobre a NR 32

Durante o mês de março, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ), promoveu a campanha da NR 32 – norma regulamentadora que tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde.

Membros da CIPA 2017/2018 montaram um posto de informação e realizaram uma blitz nos setores e também na entrada do refeitório. A ação contou com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP). O objetivo foi explicar as orientações de segurança da NR 32, entres elas: ‘não use adorno’ e ‘não use calçado aberto’. Os colaboradores também foram lembrados das normas sobre uso de celulares e de publicações em redes sociais com imagens internas da unidade. 

Para o técnico em Segurança do Trabalho, Mike Almeida, a abordagem é fundamental para que o colaborador entenda a NR 32. “O uso de adornos pode contribuir para a proliferação de bactérias, além de aumentar o risco de acidentes dentro do ambiente de trabalho. O cumprimento desta norma é de extrema importância para garantir a segurança e saúde do empregado.”, ressaltou.

Ainda segundo Mike Almeida, cerca de mil colaboradores foram abordados e orientados nesta primeira fase da campanha. Agora, o objetivo da CIPA é estender as ações para o período noturno. “Nossa ideia foi falar da NR 32 de um jeito mais descontraído, distribuindo cartão verde para o colaborador que estava seguindo a norma e vermelho para aquele que usava algum tipo de adorno ou calçado aberto. Tivemos uma ótima adesão. Os funcionários posaram para fotos e entenderam que a proibição é uma questão de saúde”, concluiu.

A CIPA 2017/2018 do HEGV é composta por 30 membros. A presidente é a coordenadora Multiprofissional Laudicéa Henriques e a vice-presidente, a coordenadora de Enfermagem do Bloco Cirúrgico, Daniele Madureira.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde