Hospital Regional de Santarém ganha nova área sustentável

Trabalhando de segunda a sexta-feira no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), a assistente administrativo, Waneide Ferreira do Nascimento, prefere, na maioria dos dias, almoçar e depois esperar o horário para voltar ao expediente na própria unidade, como fazem muitos colaboradores.

Mas nesta quarta-feira, 21/3, ela ganhou um novo espaço para este momento de espera e, o melhor, em contato com a natureza. O HRBA, por meio do projeto “Reflorestar”, montou uma área sustentável na parte externa da unidade, bem próximo à entrada principal.

O lugar é coberto por árvores grandes, o que garante a sombra para quem quiser ficar por ali. Inicialmente, a estrutura contará com dois bancos grandes de madeira, com vasos jardineira nas pontas, repletos de plantas. Além de uma decoração com a temática infantil, com animais feitos a partir de pneus. Para a colaboradora, o espaço servirá não só para este tempo de espera, como também para a realização de ações ao ar livre.

“Eu achei muito interessante, ficou muito bonito. Alguns colaboradores já tinham dado a ideia de termos uma pracinha e eu vi muita gente já sentando nos bancos, mesmo com as equipes ainda montando. Antigamente alguns colaboradores traziam banquinhos para ficarem, até porque temos uma área grande. Eu, com certeza, vou aproveitar e não só para descansar, mas já vejo a realização de oficinas aqui”, destacou Waneide, que trabalha no setor de sustentabilidade do hospital.

O projeto é uma parceria entre o HRBA e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), que doou parte dos materiais – como os pneus e as plantas – e levou uma equipe do Parque da Cidade para a montagem do espaço, junto aos colaboradores do setor de jardinagem do hospital. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também deu apoio com o transporte do material e da equipe da prefeitura.

A nova área servirá para os colaboradores, acompanhantes que passam algum tempo na unidade e até mesmo usuários que não tenham algum tipo de restrição no tratamento. “Hoje contemplamos a parte de paisagismo, com a construção dessa área sustentável, que será utilizada pelos colaboradores e por acompanhantes. A área tem a temática infantil e conta com as plantas, os bancos, além de uma lixeira e brinquedos feitos de pneus. É a nossa primeira experiência com o paisagismo e a partir dela já começamos a pensar em outras ações”, explicou o assessor de sustentabilidade do HRBA, Amarildo Sena.

Para o diretor-geral da unidade, Hebert Moreschi, ações como essa servem para tornar o ambiente do hospital mais agradável e fazer com que as pessoas, que estão na unidade se sintam mais confortáveis dentro do HRBA. “O Hospital Regional do Baixo Amazonas tem uma grande preocupação de integrar o homem  e a natureza, já que o homem faz parte do meio ambiente. As pessoas procuram uma unidade hospitalar quando precisam de ajuda, de assistência, então acreditamos que tornar o ambiente do HRBA cada vez mais receptivo, mais humano, faz toda a diferença. Criamos este espaço reaproveitando materiais que eram descartados e os preparando para tornar as áreas arborizadas do hospital mais agradáveis aos colaboradores, usuários e acompanhantes”, detalhou o gestor.

Esta é mais uma fase do projeto “Reflorestar”, que começou no ano passado a partir do plantio de mudas de ipês amarelos e rosas no Hospital Regional. Mas o processo de arborização no HRBA começou antes, em 2015, com o “Projeto de Compostagem e Horta Orgânica”, que consiste no reaproveitamento do lixo orgânico gerado pela unidade, transformando-o em adubo para o cultivo de verduras, legumes, plantas medicinais, frutíferas e ornamentais.

Sustentabilidade

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), desde 2008, o Hospital Regional do Baixo Amazonas é reconhecidamente uma instituição que promove ações como essa, focadas na sustentabilidade.

Em agosto do ano passado, a unidade recebeu o prêmio “Líderes da Saúde Norte e Nordeste” na categoria “Sustentabilidade”. Também em 2017, o HRBA foi o primeiro hospital público do Brasil a obter o selo “Materiality Disclosures”, emitido pela Global Reporting Initiative (GRI).

O HRBA também participa da campanha global ”Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima”, coordenada pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis; e também já foi premiado pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo como Hospital “Amigo do Meio Ambiente”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde