Pró-Saúde participa de “Seminário Novas Tecnologias em Saúde” com Ministro da Saúde, Ricardo Barros

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar participou, na manhã desta sexta-feira (16/3), do “Seminário Novas Tecnologias em Saúde: Perspectivas para uma gestão eficiente”. A diretora Executiva Geral, Dra. Wanessa Portugal, e o diretor Jurídico, Dr. Flavio Schegerin Ribeiro, participaram da programação do evento, que contou com abertura oficial conduzida pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros, em São Paulo (SP).

Barros apresentou as principais conquistas no setor tecnológico e de informação para o Sistema Único de Saúde (SUS), e o balanço das ações e expectativas para o futuro tecnológico da saúde pública no País. O Ministro destacou, também, o papel das entidades filantrópicas e da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas) na gestão da saúde. Desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) é financiado com recursos de isenção fiscal (Cofins e cota patronal do INSS), concedidos aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, e que apoiam a promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira. 

“Tudo que temos procurado fazer no processo de informatização é dar transparência e eficiência aos sistemas. A base de dados da informação será utilizada para o novo modelo de financiamento da saúde, que será baseado na disposição dos serviços”, revelou o Ministro na abertura do Seminário.

Para a CEO da Pró-Saúde, as inovações tecnológicas trarão mais eficiência nos processos, impactando diretamente nos pacientes. “Uma gestão com sustentabilidade passa pela eficiência e economia no tratamento dos recursos gerenciados. E as ferramentas tecnológicas são fundamentais para prestarmos um serviço cada vez mais humanizado e de qualidade a mais de um milhão de pacientes atendidos por mês pela Pró-Saúde”, destacou Portugal. 

O Seminário apresentou, ainda, um debate sobre as novas tecnologias da saúde sob o ponto de vista de líderes do setor, como ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Academia Nacional de Medicina, Microsoft do Brasil, GE Healthcare Latam, IGC Partners, Valid Certificadora e da NextCorp Tecnologia, organizadora do evento. O CMO da NextCorp, Alessandro Bossan, lançou o projeto “Eu prescrevo com Amor” para os presentes.

O encerramento do Seminário contou com palestra do Deputado Federal Hiran Gonçalves, presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde