HRBA celebra o amor e respeito à vida durante programação Natalina

Uma programação diversificada e repleta de novidades! Assim podemos definir a ação natalina realizada na noite desta quinta-feira, 18, na área externa do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA). 

Este ano o tema desenvolvido para a festa foi 'Natal HRBA: uma celebração de amor e respeito à vida!' que teve por objetivo criar um clima mais familiar, proporcionando um momento de confraternização entre pacientes, familiares e profissionais do HRBA, que é administrado pela parceria entre Governo do estado e Pró-Saúde. O evento é realizado há três anos, e a cada nova edição busca trazer inovações, tudo visando acender o espírito de paz, harmonia, fé, esperança e amor, sentimentos que traduzem o espírito natalino que representa a chegada de um novo tempo com o nascimento do Salvador, Jesus Cristo.

A abertura teve início pouco depois das 18h com a chegada da Mamãe Noel, que logo anunciou a presença da Liga da Justiça, os super heróis da ficção e também de bombeiros militares que, por meio de rapel, desceram as paredes do maior hospital Oeste Paraense.  

A festa teve, ainda, a chegada do Papai Noel, que veio de ambulância, e também das dançarinas da Academia Plena Forma, além da participação das alunas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santarém – APAE, que fizeram uma bonita apresentação.  Não faltou a distribuição de presentes, realizada pela equipe de Humanização e psicossocial do HRBA, que realizaram, desde o inicio do mês, a coleta cartinhas para o Papai Noel.

Entre as tantas crianças que participaram da festa estava a mãe do pequeno Danilo Dias, a senhora Raquel Dias, que deixou a cidade de Novo Progresso, na região da Transamazônica, há aproximadamente um ano, em busca de um diagnostico para o sofrimento do pequeno Danilo, de pouco mais de três anos. Danilo teve o diagnostico de um câncer no intestino, passou oito meses em tratamento, recebeu alta hospitalar e hoje faz acompanhamento mensal com as oncopediatras.

 Segundo a genitora do paciente, este natal é de muita alegria:   “É uma felicidade imensa estar aqui com o meu filho. Eu já conheço um pouco da família que é o hospital aqui. Ano passado meu filho estava desenganado, e hoje ele está aqui com essa vitória na mão e espero em Deus que ele  ainda tenha muitos anos de vida”, declarou.

Este ano a Árvore Sustentável do HRBA começou a ser confeccionada no mês de novembro, um trabalho realizado há três anos, fruto da parceria entre a Diretoria de enfermagem do HRBA e a artesã santarena Raimunda Figueira. 

“Nós começamos com uma árvore pequena de cinco metros e hoje estamos com uma árvore de quase oito metros de altura. Este trabalho é importante porque nós retiramos do meio ambiente todo o resíduo sólido e o transformamos em algo que vem abrilhantar o nosso natal”, declarou a artesã.

No total, foram utilizadas 10.300 garrafas pet,  que foram coletadas em diferentes pontos da cidade, desde a casa de colaboradores até restaurantes.  Um trabalho voluntariado em defesa do meio ambiente. “Esse é o terceiro ano que nós montamos a Árvore de Natal Sustentável. Esse é um projeto do Comitê de Sustentabilidade junto a diretoria de Enfermagem,  com o envolvimento direto de todos os setores e colaboradores do HRBA ”, frisou a presidente do Comitê de Sustentabilidade.

O diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, lembrou que o natal é uma data muito especial para todas as famílias, mas para quem é paciente e está internado tem um significado muito importante.  

'O fato de você não estar perto dos seus familiares e das pessoas com as quais você convive diariamente acaba gerando um estresse. Como os nossos profissionais do HRBA acabam se tornando um pouco família das pessoas que estão aqui, principalmente das crianças oncológicas, que estão conosco há muito tempo e não podem visitar suas famílias, buscamos tornar o ambiente mais agradável . Com certeza será um dos melhores natais proporcionados pela família HRBA para todas as famílias que estão conosco diariamente”, finalizou Moreschi.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde