HEGV comemora o Dia Internacional da Mulher com alegria e conscientização

Decoração especial, painel para fotos, palestra, sessões de maquiagem, entrega de brindes e sorteios. No Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ) , colaboradoras, acompanhantes e visitantes comemoraram o Dia Internacional da Mulher, com um evento, organizado pela Comissão de Humanização, na tarde desta quinta-feira, dia 08/03.

Para o enfermeiro Diogo Martins, vice-presidente da Comissão de Humanização, as mulheres do HEGV fazem todo a diferença no dia a dia da unidade. “Para nossa sorte, aqui no hospital, as mulheres representam a maioria, são quase 70% do total de colaboradores. Aprendo muito com todas elas, e lógico, a gente não poderia deixar esse dia passar em branco”, ressaltou.

Na programação do Dia Internacional da Mulher, a professora, psicóloga e psicanalista Manuela Xavier abordou o tema ““Blasfêmea: enfrentamentos cotidianos e empoderamento feminino”, em que citou algumas das conquistas femininas ao logo dos anos, como por exemplo, a inserção da mulher no mercado de trabalho. Segundo ela, é fundamental que o profissional da saúde tenha conhecimento e sensibilidade das dificuldades que a mulher ainda encontra simplesmente pelo fato de ser mulher. “Dados da ONU apontam que a cada 11 minutos, uma mulher é vítima de violência no Brasil. E muitas dessas mulheres são atendidas em hospitais públicos. Além do atendimento médico, elas precisam saber que não estão sozinhas”, afirmou Manuela.

Após a palestra, algumas colaboradoras participaram com depoimentos. Emocionada, a enfermeira da Clínica Médica, Fernanda Mouzinho, contou que está casada há 27 anos e que na casa dela não existe essa história de quem lava a louça é a mulher. Para a copeira Daisy Trajano, tanto a palestrante quanto as colaboradoras falaram tudo o que toda mulher precisa e gosta de ouvir. “Foi uma tarde muito agradável, a gente aprendeu coisas novas e também se divertiu muito. Todas nós, mulheres, merecemos comemorar o nosso dia”, concluiu.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde