Relaxamento e dinâmica terapêutica no Dia Internacional da Mulher no IEC

Por iniciativa da Comissão de Humanização e Núcleo de Ensino Permanente, as colaboradoras do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, ganharam dois dias de sessões de massoterapia, com o terapeuta voluntário Maurício Benchimol, que participa das ações pela data no IEC há vários anos.

Andrea da Silva Cabral, do setor de rouparia, uma das 30 colaboradoras que passaram pelo procedimento, disse que esse momento de relaxamento no meio do expediente é muito agradável: “Amando, não queria sair daqui”.

Em dois horários distintos, na quinta (08/03) e na sexta-feira (09/03), para atender as plantonistas, foi feita uma dinâmica, aplicada pela terapeuta ocupacional Thaissa Pimentel, chamada de “O outro em mim, como lidar com as limitações físicas”. Na oportunidade, as colaboradoras puderam vivenciar, na prática, as dificuldades e necessidades de superação de uma pessoa portadora de alguma deficiência. “Foi muito interessante entender e, principalmente, sentir na pele a limitação física do outro. Impressionou o esforço dessas pessoas para superar essas barreiras e levar uma vida normal. Lidamos com pacientes com alguns tipos de problemas e, nessa oportunidade, constatamos que não é mesmo fácil”, destacou Elaine Messias, assistente social.

As colaboradoras, que participaram das ações, ganharam de lembrança um doce em formato de coração e um cartãozinho alusivo ao Dia Internacional da Mulher.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde