UBS do Alto do Ipiranga ganha uma brinquedoteca

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alto do Ipiranga, em Mogi das Cruzes (SP), ganhou uma brinquedoteca. O local conta com brinquedos, livros e revistas infantis, mesas, uma TV, além de outros materiais e equipamentos. Tudo foi doado por colaboradores e médicos da UBS, além de pacientes.

A Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes será responsável por oferecer atividades lúdicas e recreativas aos pacientes que passarem por consultas de pediatria na unidade.

O funcionamento da brinquedoteca teve início nesta semana. O local ficará aberto, neste primeiro momento, no períodos da manhã, das 8h30 às 11h, nas segundas, terças e quartas-feiras, tendo uma voluntária a cada dia. O grupo de Doutores da Alegria “Além do Riso” também participará das atividades. Ele estará na UBS a cada 15 dias, sempre às terças-feiras.

A presidente da Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, destacou que a criação da brinquedoteca é “motivo de orgulho” e mostra que “o trabalho dos voluntários está sendo bem feito”. “Cada vez mais pessoas querem fazer a diferença de forma positiva na vida das pessoas e, por isso, buscam colaborar com a nossa associação”, afirmou.

“A parceria com a UBS é o primeiro passo para expandir ainda mais o nosso voluntariado, porque sempre vai haver alguém precisando de um abraço, uma palavra ou um sorriso. Independentemente do lugar, onde estiverem precisando de um voluntário, estaremos lá para ajudar”, afirmou Mara. Os voluntários já atuam no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e na Unicafisio (Unidade Clínica de Fisioterapia e Reabilitação), ambos localizadas distrito de Braz Cubas.

A coordenadora da UBS, Vanessa Arruda, disse que a ideia de criar o espaço atende a necessidade cada vez maior de oferecer um ambiente acolhedor e humanizado. “Além da preocupação em oferecer um atendimento eficiente, ágil e com resolutividade, queríamos ir além e colocar à disposição dos usuários um espaço em que as crianças e os pais não ficassem ansiosos”, contou. “E o que nos deixa ainda mais realizados é saber que a brinquedoteca foi montada a partir de doações de pacientes e colaboradores”, ressaltou.

 

Aprovação

Mais do que a aprovação, os pais que viram os filhos brincar e se distrair na brinquedoteca da UBS prometeram contribuir com o espaço. Luan Gustavo Borges dos Santos, de 29 anos, e Anna Karoline de Souza Pires, 25, viram o filho se divertir e afirmaram que farão doações. “Uma iniciativa maravilhosa. Da próxima vez que um de nós passarmos em consulta por aqui, iremos trazer brinquedos e livros”, prometeu Anna. “Qualquer pai ou mãe fica tranquilo vendo o filho brincando”, disse Santos.

“Trouxe meus dois filhos, de 5 e 7 anos, para passarem no pediatra e já estava preocupada porque eles, como toda criança, são agitados. Acabo apelando para os vídeos no celular, mas quando vi a brinquedoteca cheia de livros e brinquedos, tanto eu quanto eles ficamos menos agoniados”, elogiou a dona de casa Paloma Gonçalves Pereira, 25 anos.

As três unidades onde a Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes desenvolve trabalhos de acolhimento – Hospital Municipal, Unicafisio e UBS do Alto do Ipiranga – são geridos pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão com a Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde