“Carajás com Saúde” comemora quatro anos com programação especial e homenagens

Quem vê a dona de casa, Queila Barbosa, hoje, cheia de disposição, praticando exercícios físicos diariamente, e com um sorriso no rosto, nem imagina que quatro anos atrás a vida dela era bem diferente. “Eu estava iniciando uma depressão devido estar acima do peso”, conta a dona de casa, que na época pesava 12 quilos a mais do que atualmente e enfrentava problemas de baixa autoestima.

Em 2014, Queila decidiu participar do programa “Carajás com Saúde”, que iniciava suas atividades naquele ano, e a vida dela deu uma guinada. “Já notei a diferença no meu corpo e na minha autoestima, minha vida mudou muito. Hoje, tenho ânimo e consigo realizar os exercícios”, afirmou ela, que na segunda-feira, 26/2, participou da programação em comemoração pelos quatro anos do programa, realizado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio do Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA).

Além de participar da programação de aniversário, que contou com parabéns, aula de zumba, e desafios de resistência, Queila foi uma das homenageadas pelo programa por ter obtido um dos melhores resultados em relação à perda de peso. Além dela, Amaro Júnior, que perdeu sete quilos, desde que passou a fazer parte da iniciativa, também foi homenageado.

Assim como Amaro e Queila, muitas pessoas vêm aderindo ao programa “Carajás com Saúde” durante esses quatro anos em busca de qualidade de vida e saúde melhores. De acordo com o analista de TI, Sammy Melo, o programa foi um divisor de águas para ele também. “É fundamental ocupar o corpo e a mente, e o ‘Carajás com Saúde’ vem com essa proposta, sentimos os benefícios imediatamente. Com cinco meses de participação já perdi dois quilos, me sinto mais disposto para brincar com a minha filha e me divertir com a minha família”, comentou Sammy, que recomenda o programa para todos.

Promoção de saúde e qualidade de vida

Atualmente, contando com 139 participantes, o “Carajás com Saúde” disponibiliza atividade física, gratuita, para as famílias que residem na Serra dos Carajás. Com aulas de segunda a sexta-feira, às 18h30 e 19h30, na praça da Rua Jarí. Além disso, o programa conta ainda com atividades específicas para mulheres grávidas, que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 17h30.

Segundo a professora de educação física do HYT, Ana Toledo, o intuito do programa é a promoção da saúde por meio de atividade física regular. “Buscamos mostrar para eles que os benefícios de ter uma vida saudável por meio da prática de exercícios e uma alimentação balanceada são inúmeros, como o aumento do metabolismo, diminuição do risco de doenças cardíacas, emagrecimento, além de possibilitar a interação entre os moradores de Carajás”, concluiu.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde