HU vai exigir documento de identificação para atendimento

Conforme anunciado em novembro do ano passado, a partir do dia 1/3, todo paciente que passar por atendimento no Hospital Universitário (HU), de Jundiaí (SP), deverá apresentar documento de identificação com foto ou Certidão de Nascimento (cópias autenticadas serão aceitas). A medida faz parte da implantação do sistema de gestão integrada em saúde.

A iniciativa promoverá maior eficiência na identificação do paciente, evitando abreviações, erros de grafia, duplicidade e inclusão de outros dados que podem diferenciá-lo de homônimos. Também é importante ressaltar que a identificação correta é prevista nos protocolos básicos de segurança do paciente, aprovados pelo Ministério da Saúde, em 2013.

Além disso, a equipe médica passará a ter acesso ao prontuário eletrônico do paciente, no qual consta todo seu histórico. “Este prontuário incluirá consultas anteriores, prescrições de medicamentos e outras informações que permitirão a busca por terapias mais eficazes para cada caso”, destaca a diretora clínica do HU, a médica Ana Paula Felgueiras. 

A apresentação de identificação é premissa para atendimento na rede de assistência em saúde de todo o Brasil. Mesmo assim, no HU, cerca de 40% das pessoas atendidas não apresentam documentos. Com esta medida, o hospital pretende prestar atendimento cada vez mais humanizado e eficiente ao paciente. 

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde