Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) lança Programa de Desenvolvimento Individual

Começa nesta quinta-feira (22), o Programa de Desenvolvimento Individual (PDI), com início da primeira turma de colaboradores que irá participar da capacitação.

O PDI foi desenvolvido a partir do programa de Gestão por Competências e da Avaliação de Desempenho, iniciativas implantadas em 2017 pelo setor de Recursos Humanos do hospital.

Com isso, durante todo o ano, serão realizados treinamentos e acompanhamento para o desenvolvimento de quatro grupos de competências profissionais: comprometimento, cooperação, disponibilidade, foco em resultado, trabalho em equipe; comunicação verbal, discrição, persuasão; empatia, equilíbrio emocional, relacionamento interpessoal, flexibilidade; e atenção, criatividade, organização e tomada de decisão. 

“Com base nos quatro grupos de competências que precisam ser desenvolvidas em cada colaborador, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) criou o Plano de Desenvolvimento Individual. Os colaboradores participarão nos grupos, de acordo com as competências a serem desenvolvidas. É um projeto motivador e transformador, pois estimulará os colaboradores a trabalharem desafios, metas e prazos”, explicou Flávia Lyrio, enfermeira do NEP do hospital.

Segundo Flávia, o programa tem a função de promover a melhoria contínua pessoal e profissional, além de estimular habilidades e competências. “O desafio não envolve apenas a iniciativa de ler um livro, fazer um curso ou falar com pessoas mais experientes, por exemplo. O programa vai trabalhar situações reais do ambiente de trabalho, principalmente aquelas tarefas consideradas ‘difíceis’. Essa situação se torna um desafio, porém, é uma maneira eficaz de desenvolver competências”, afirmou. 

Os encontros acontecerão bimestralmente, sendo que os colaboradores terão um mês para a realização da atividade de desenvolvimento. “Cada colaborador terá um desafio por competência a ser desenvolvido. Durante um mês, ele terá oportunidade, juntamente com o gestor da sua área, a desenvolver uma atividade que comprove a realização do desafio. No próximo encontro, essa ação desenvolvida será apresentada”, concluiu a enfermeira do NEP.

 

Desenvolvimento de Lideranças

Desde julho do ano passado, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) tem aplicado atividades para as lideranças, por meio de Programa de Desenvolvimento de Líderes – Semear 1.

Durante o ano, foram trabalhados temas ligados à comunicação, feedback, trabalho em equipe, motivação entre outros. O novo ciclo do programa está previsto para acontecer no mês de março.

“O primeiro módulo do programa gerou resultados. Por isso, vamos ampliar as capacitações para todos os colaboradores. Nossa proposta é continuar desenvolvendo talentos, estimular o autoconhecimento e crescimento pessoal e profissional”, comentou Adriana Morais, diretora administrativa e financeira do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE). “Investir no aperfeiçoamento profissional do colaborador é melhorar a assistência aos pacientes”, acrescentou.

Mantido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde