Projeto incentiva gestão participativa no Hospital Regional de Marabá

Na 10ª edição do projeto 'Açaí com o Diretor', mais uma vez, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), reuniu colaboradores de diversos setores para discutir melhorias na unidade. Realizada mensalmente, a ação estimula a participação na tomada de decisão e o comprometimento com a melhoria contínua dos processos de gestão e da qualidade do atendimento prestado ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Há mais de quatro anos atuando como técnica de Enfermagem na unidade, Luana Ferreira afirma que a estratégia ajuda a integrar os profissionais e a se sentir parte da instituição. 'O importante é a gestão ter essa flexibilidade e garantir a escuta do usuário e do colaborador para que o serviço prestado seja uma construção coletiva. Eu me sinto ouvida aqui!', afirmou a colaboradora. 

Segundo o diretor-geral do HRSP, Valdemir Girato, a prática faz parte do modelo de gestão da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade que administra o HRSP, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública. 'Esse diálogo é essencial e demonstra o compromisso de todos com o bem-estar do usuário e a dedicação para cumprir nossa missão, que é oferecer assistência hospitalar referenciada', comentou o administrador.  

O estímulo ao envolvimento com a melhoria se estende também ao usuário, por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que funciona como uma ouvidoria do SUS dentro da unidade e, diariamente, avalia o grau de satisfação dos pacientes por meio de pesquisas realizadas nas Unidades de Internação, Acolhimento e Ambulatório.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde