Hospital 5 de Outubro realiza treinamento sobre fluxo de acidente de trabalho

A gestão da saúde e segurança no trabalho propicia a redução de riscos de acidentes, promove a saúde e a satisfação dos trabalhadores e melhora os resultados operacionais. Por este motivo, na última semana os colaboradores do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), receberam capacitação sobre o fluxo de acidente de trabalho da unidade.

A inciativa teve como objetivo orientar sobre as ações a tomar quando houver acidente de trabalho e no atendimento médico em situações de urgência, além dos procedimentos para a realização de exames e quanto às práticas e fluxo de entrega de atestados médicos a fim de garantir ao trabalhador boas condições laborais.

Para a auxiliar administrativa Letícia Lima, a capacitação foi esclarecedora. “O treinamento foi muito importante, pois consegui entender de fato o passo a passo da entrega de atestado médico de vários dias e de como entregar também o atestado de outro colaborador que esteja impossibilitado de realizar”, disse Letícia.

Para a coordenadora do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Alessandra Simões, o treinamento foi de grande valia. “Com a constante revisão e melhoria dos processos é fundamental que todos os colaboradores sejam orientados sobre as novas práticas. Também trouxe o conhecimento da legislação envolvida assim como dos novos fluxos e prazos”, relatou Alessandra.

Desenvolvida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) em parceria pelo setor de Gestão de Pessoas, a programação ainda abordou a redução e/ou eliminação de erros de conduta em fluxos de acidente de trabalho e atendimento de urgência do colaborador, a melhoria na comunicação com o Sesmt sempre que ocorrer acidente de trabalho e a garantia do direito de abono nos casos de validação de atestados, entre outras orientações.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde