Ministro da Saúde diz que Oncológico Infantil é exemplo para o País

Na manhã desta quarta-feira, 31/1, usuários e colaboradores do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo receberam a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que cumpre agenda no Pará e, além da capital, passa ainda por Abaetetuba e Santarém até o final do dia.

Acompanhado do governador do Estado, Simão Jatene, do secretário estadual de Saúde Pública, Vitor Mateus, do representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Joaquín Molina, e de autoridades estaduais da área da saúde e da política, o ministro pode conhecer a estrutura de atendimento do Oncológico Infantil e o trabalho de qualidade na gestão e humanização do atendimento, desenvolvidos pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que gerencia o hospital sob contrato de gestão com Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Ao final da visita, presentado com cartas de agradecimento escritas por crianças em tratamento no Oncológico Infantil, o ministro falou sobre a qualidade no atendimento que deve ser exemplo para o país. “É um hospital oncológico de referência que tem um serviço de alta qualidade e pessoas comprometidas com a missão que, junto com o governo do Estado, tem investido para manter a qualidade e acesso das pessoas.  Um bom exemplo de gestão que nós podemos referenciar para todo o Brasil”, disse o ministro Ricardo Barros.

Além do ministro da Saúde, do governador do Estado, Simão Jatene e do representante da OPAS, estiveram na visita ao hospital, o senador Flexa Ribeiro, o deputado federal Beto Salame, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, e o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado oo Pará (Cosems – PA), Charles Tocantins.

Paulo Czrnhak, diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, falou sobre o quanto o Hospital Oncológico Infantil se diferencia pelo jeito de acolher a família e não apenas o paciente. 'Este é um hospital público que saúde é humanizada e por isso, é fundamental, que as nossas autoridades o visitem e assim, possam ouvir dos nossos usuários e seus familiares como eles se sentem aqui. Estamos muito honrados com esta oportunidade de darmos transparência a este trabalho', comentou o diretor.

Referência

Inaugurado em 2015, Hospital Oncológico Infantil foi o primeiro na região Norte dedicado exclusivamente ao diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil e hoje é referência no Norte e Nordeste do País. Com atendimento gratuito vinculado ao Sistema Único de Saúde, a unidade realizou mais de 274 mil atendimentos em 2017, com 97% de aprovação de seus usuários. 

Para Alba Muniz, diretora-geral do Oncológico Infantil, receber o ministro da Saúde e poder falar sobre a unidade, reforça a forma de um trabalho que vem sendo feito de forma diferenciada, desde o início. “Visitas como essas são importantes para nós porque trazem um reconhecimento pelo que estamos fazendo. Poder ser referência nesse atendimento diferenciado e receber as pessoas para falar sobre isso é uma forma de atingir um dos nossos grandes objetivos, que é mudar o cenário da oncopediatria no País”, finalizou a diretora.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde