Hospital 5 de Outubro sensibiliza colaboradores para o cuidado da saúde da mente

“Agradeço à Comissão de Humanização por me ouvir e incentivar à melhoria. Espero que esta comissão esteja sempre interagindo com os colaboradores, pois muitas vezes precisamos de uma palavra de incentivo”, foi o sentimento da farmacêutica Geisi Marochio, do Hospital 5 de Outubro, em Canaã dos Carajás (PA), depois de ter participado da ação em alusão ao “Janeiro Branco”, que a unidade promoveu na última semana para os colaboradores.

A campanha nacional ''Janeiro Branco'', tem o objetivo de desmistificar os transtornos mentais e chamar a atenção da sociedade quanto aos impactos das emoções no dia-a-dia de cada pessoa. 

A iniciativa conduzida pelos profissionais do setor de Gestão de Pessoas e da Comissão de Humanização do HCO, buscou sensibilizar para a importância do cuidado com a saúde mental, por meio da dinâmica com uma roleta, que permitiu o diálogo e a reflexão entre os colaboradores sobre diversas áreas de suas vidas, como família, saúde, amor, entre outras. “De forma breve e focal, nosso objetivo foi desmistificar que saúde mental e emocional não se restringe a transtornos ou doenças mentais, mas que ela diz a respeito ao nosso modo de estar no mundo e às relações com as pessoas, em buscar o autoconhecimento e equilíbrio”, explicou a analista de gestão de Pessoas, Patrícia Dias.

Para a auxiliar de Higiene e Limpeza,  Cleide Miranda, a ação foi de grande aprendizado. “A programação do “Janeiro Branco” foi muito importante, principalmente quando falaram de respeito da família, que para mim é tudo”, comentou.

Além da dinâmica nos setores, balões brancos foram usados na decoração de comemoração do “Aniversariantes do Mês” no hospital para lembrar o “Janeiro Branco”, e para finalizar a programação, balões de gás hélio foram lançados na área externa do HCO pelos colaboradores, em um ato simbólico.

O Hospital 5 de Outubro, possuí o serviço de psicologia na unidade e os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (94) 3358-1211, das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira, e na sexta-feira, das 7h às 17h, para usuários que possuem convênio, além do particular.

Todos os serviços ofertados na unidade estão detalhados no endereço hospitalcincodeoutubro.com.br. A página apresenta, com detalhes, as especialidades médicas, exames e vacinas disponíveis na unidade, além de informar sobre os convênios aceitos pela instituição. Lá, os visitantes podem conhecer a história do hospital, os programas e projetos que são promovidos para a comunidade, acessar o portal de Carreiras da Pró-Saúde, além de fazer sugestões, elogios e registrar reclamações.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde