Hospital Yutaka Takeda realiza mais de 240 mil atendimentos em 2017

“Vou sentir falta daqui, mas quero ir para casa”, disse a dona de casa Maria Sandra Brito, paciente do Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA). Internada na unidade para ser submetida a uma cirurgia de apêndice, Sandra disse que o atendimento prestado pelos colaboradores superou suas expectativas.

“Aqui você é tão bem tratado, da enfermeira as camareiras, todas são pessoas maravilhosas que nos ajudam, para que possamos voltar logo para nossa casa”, disse. A dona de casa destacou a pontualidade em serviços assistenciais como a medicação e curativo. “Aqui, sou tratada igual a uma criança, até me deram banho”, divertiu-se.

No ano de 2017, o Hospital Yutaka Takeda realizou 240.317 atendimentos. Sendo, 47.212 atendimentos ambulatoriais, 25.133 atendimentos de urgência e emergência, 162.628 exames, 2.178 cirurgias e partos, e 3.166 internações. Nesse período, o índice de satisfação do usuário foi de 95,42%.

A enfermeira Miriam Felix, que realiza o acompanhamento ambulatorial mensal do filho na unidade, saiu muito satisfeita da consulta de 11 meses do bebê com a pediatra. “Gosto muito do atendimento prestado pela doutora Valéria, meu bebê é acompanhado por ela desde a barriga, quando eu tinha 34 semanas, e fiz a preparação para o parto. Ela é muita atenciosa com todas as crianças. A recepção também sempre tem atendido as nossas necessidades de mães, só tenho a agradecer”, disse Miriam.

O diretor-geral do HYT, Flávio Marcosini, disse que a unidade tem o compromisso de prestar atendimento humanizado e seguro usando protocolos de segurança e clínicos para impedir erros e acidentes, sem perder de vista a atenção e o acolhimento que o paciente necessita. “Todos os colaboradores contribuíram para que os mais de 237 mil atendimentos fossem feitos de forma segura, propiciando assim, uma boa recuperação dos usuários, a exemplo da nossa equipe multiprofissional que realiza visitas periódicas aos pacientes internados. Além disso, buscamos sempre a melhoria contínua dos nossos processos, por meio de capacitações periódicas, uso de tecnologia no sistema de gestão e operacional para ofertarmos um atendimento de qualidade”, disse.

O gestor adiantou, ainda, os planos futuros da unidade. “Nossa meta é ser reconhecido como um hospital seguro, almejamos a acreditação hospitalar ONA I, e estamos trabalhando nesse projeto com muito afinco”, destacou.

O HYT possui site no endereço www.yutakatakeda.com.br. A página apresenta, com detalhes, as especialidades médicas, exames e vacinas disponíveis na unidade, além de informar sobre os convênios aceitos pela instituição. Lá, os internautas, ainda, podem conhecer a história do hospital, os programas e projetos que são promovidos para a comunidade, acessar o portal de Carreiras da Pró-Saúde, além de fazer sugestões, elogios e registrar reclamações.

O Hospital Yutaka Takeda atende diversos convênios em seu Pronto-Socorro e no ambulatório são aceitos o convênio AMS, Saúde Bradesco e Unimed, além de realizar atendimento particular, que pode ser agendado por meio do seguinte telefone: (94) 3352-4600, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Programas e projetos

A unidade oferta gratuitamente o programa de qualidade de vida “Carajás com Saúde”, com o objetivo de estimular a comunidade de Carajás a ter uma vida mais saudável, a partir da atividade física monitorada por uma educadora física.  As aulas do programa acontecem ao ar livre, na praça da Rua Jarí, de segunda a sexta-feira, em dois horários: 18h30 e 19h30. Na segunda, quarta e sexta-feira há um horário destinado para as gestantes, às 17h30.

O HYT ainda possui o curso “Laços de Ternura”, realizado por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de Psicologia, Ginecologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Pediatria e Serviço Social. Por meio de um ciclo de palestras, eles orientam as gestantes, que fazem pré-natal na unidade, sobre a chegada do bebê. O curso tem a periodicidade trimestral e é gratuito.  

Outro destaque na unidade é o projeto “Crescer”, que oferta uma muda de árvore para a família de cada bebê nascido na unidade, com o intuito de estimular a conscientização ambiental das futuras gerações. O projeto foi uma das Ações do Bem, desenvolvidas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que gerencia o hospital e completou 50 anos de atuação no ano passado. O 'Crescer' iniciou em 2017 e já ofertou mudas de árvores a 234 famílias. E em 2018 o projeto seguirá ativo, contando com o apoio das doações de mudas do viveiro da mineradora Vale.

Ao longo do ano, a instituição também realiza ações educativas em saúde voltadas para a comunidade.

Sobre o hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale há 31 anos. Possui ambulatório para consultas eletivas com 21 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos.

Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde