Hospital Galileu conquista certificação ONA 2 – Acreditado Pleno

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), localizado em Belém (PA), que já fazia parte de um seleto grupo de sete hospitais, no estado do Pará, acreditados pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), acaba de conquistar mais um nível de certificação. O hospital é agora Acreditado Pleno – ONA 2, certificação concedida a instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

Para conquistar a certificação, a unidade passou por uma avaliação, em dezembro de 2017, realizada pela equipe da Fundação Carlos Alberto Vanzolini – credenciada pela ONA. A avaliadora líder da equipe, Cláudia Akkari, ressaltou que o hospital, gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), impressiona pelo envolvimento da alta direção e pelas inovações.

“Em todos os hospitais geridos pela Pró-Saúde percebemos que esse envolvimento da alta direção é sempre uma qualidade muito forte, um núcleo de qualidade e segurança do paciente muito envolvido. E aqui no Galileu, o que me impressionou foi, além disso, essa sensação de pertencimento e os projetos de sustentabilidade, que foram demonstrados com inovações”, declarou Akkari.

Segundo Paulo Viol, Gerente de Operações da instituição, a conquista da certificação ONA 2 é uma consequência natural da gestão de excelência da Pró-Saúde. ‘’A nossa busca pela eficiência, excelência em gestão e atendimento humanizado é constante. É esta a expertise e o legado que a Pró-Saúde busca levar às unidades de saúde em que está presente pelo País”.

Paulo Czrnhak, diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, explica que o processo de certificação gera benefício direto ao usuário, uma vez que garante a certificação e qualidade nos serviços prestados. “Ao entrar em um hospital certificado, o paciente e seus familiares têm a garantia de que os processos realizados na instituição são avaliados, checados e os profissionais capacitados. Para nós, investir na melhoria contínua é investir em uma saúde pública eficiente e humana”, comentou.

Certificações

Fundado em abril de 2014, o Hospital Público Estadual Galileu conquistou sua primeira certificação, Acredito – ONA 1, em 2016. De lá para cá, a unidade continuou investindo em inovação e integração dos processos, possuindo ainda as certificações Diamante em Fixação Segura de Cateteres e em Prevenção de Lesões de Pele do programa Soluções Integradas para Saúde – 3M.

O diretor-geral da unidade, Saulo Mengarda, destaca que o diferencial do Hospital Galileu para conquistar em tão pouco tempo o nível 2, (o nível máximo da ONA é o 3), é que a unidade já nasceu com o intuito de ser diferenciada dentro da região metropolitana de Belém. “Chegar a resultados como este, em menos de quatro anos de inauguração do hospital, é motivo de comemoração para a gestão, dá a certeza de que é um projeto que está dando certo, e também nos motiva a continuar com um trabalho que faz a diferença no município”, disse.

Para quem atua na unidade desde a inauguração, como a gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HPEG, Patrícia Costa, o retorno da visita da ONA e a certificação comprovam que os usuários atendidos pelo hospital recebem um serviço seguro e de qualidade. “É uma satisfação muito grande como profissional, e como moradora da capital, participar deste movimento voltado à qualidade e segurança de um hospital público. Me dá uma satisfação enorme e me sinto realizada como profissional e cidadã, porque merecemos este atendimento cada vez mais digno, seguro e humanizado”, finalizou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde