Pró-Saúde inicia campanha voltada para saúde mental

Com o tema ‘Cuidar de si para cuidar do outro’, a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar promoverá no mês de janeiro uma extensa programação voltada para a campanha ‘Janeiro Branco’, na Região Metropolitana de Belém. A programação começou já na última sexta-feira, 19/1, com a iniciativa ‘HMUE vai à escola’, que levou à escola Municipal República de Portugal, no bairro da Marambaia, orientações e uma reflexão sobre a importância de cuidar da saúde mental.   

Os professores da escola, que compreende a educação do ensino fundamental e médio, receberam a equipe de Psicologia, Pedagogia e Serviço Social do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) para uma dinâmica de grupo, que envolveu reflexão sobre a importância do auto cuidado e da resiliência. “Recebemos uma adesão maior do que esperávamos, 18 professores participaram das atividades e elas foram muito bem recebidas. Eles chegaram à conclusão de que precisavam olhar mais para eles para serem bons professores”, afirmou a coordenadora de Projetos Sociais do HMUE, Roberta Cardins.

Na quarta-feira, dia 24/1, a programação continua, com o Seminário ‘Cuidar de si para cuidar do outro – Diálogos sobre saúde mental’, realizado por meio dos hospitais, Público Estadual Galileu (HPEG), Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e Oncológico Infantil Octávio Lobo, geridos pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O seminário é totalmente gratuito e está com as inscrições abertas. A ação acontece no auditório da Devry – Faci, na Travessa Tupinambás, n° 461, de 8h às 18h.

Para falar sobre a importância de cuidar da saúde mental na atualidade, a Pró-Saúde convidou para o Seminário profissionais renomados da área da saúde, como a professora doutora em Psicologia da Universidade Federal do Pará, Airle Miranda de Souza, que ministrará palestra com o tema “Empatia, afeto e cuidado: saúde mental na atualidade”. A programação contará ainda com um momento motivacional focado em resiliência, com o coach Kotaro Tuji Neto.

Paulo Czrnhak, diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, explica que as ações de sensibilização promovidas pela entidade nos hospitais gerenciados buscam ampliar a prevenção de doenças, e assim, melhorar a qualidade de vida. 'A prevenção em saúde começa na educação. É necessário que as pessoas tenham acesso às informações para que possam entender e reconhecer os sintomas. Por isso, temos esse compromisso de sair de dentro das unidades e discutir a saúde como uma questão pública', comentou.

Após o Seminário, a programação da campanha ‘Janeiro Branco’ vai às ruas, com uma ação de conscientização na praça Batista Campos, no domingo, 28/1, às 8h. Mais uma vez alertando a população para a importância de olhar para a saúde mental e das suas relações. “Em geral, o que vemos é que se alguém sente uma dor, procura o médico, mas se está com algum problema emocional, psicológico, dificilmente procura logo um psicólogo, ou reflete um pouco sobre a importância de cuidar mais de si e das suas relações”, afirma a psicóloga do Hospital Galileu, Jennifer Andrade.

Para a psicóloga a campanha ‘Janeiro Branco’ é fundamental nos tempos de hoje para chamar a atenção da população para o tema. “Tem cada vez mais pessoas sofrendo de depressão, e que às vezes nem sabem que estão com depressão, com uma crise de ansiedade, precisamos falar mais sobre isso de forma preventiva”, destacou.

Por dentro das unidades  

Os profissionais de saúde também precisam ser lembrados de que para cuidar da saúde do outro, devem cuidar primeiro de si, para isso o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) ministrará uma programação direcionada a eles. A ‘Conferência Coaching: Cuidando de quem cuida’ acontece no dia 25/1, no auditório 1 do HMUE, de 9h às 10h para gestores, e de 15h às 16h para colaboradores.

No Hospital Galileu não será diferente, o dia 29/1 foi reservado para um bate-papo sobre saúde com os colaboradores da unidade, que acontecerá nos postos de Enfermagem, nos turnos da manhã, tarde e noite. Já os usuários e acompanhantes do HPEG conferem uma palestra educativa sobre o tema nos dias 30 e 31/1, na recepção, ambulatório e enfermarias da unidade, nos turnos da manhã e tarde.

Campanha ‘Janeiro Branco’

Iniciada em 2014, em Minas Gerais, a Campanha ‘Janeiro Branco’ movimenta todos os anos os hospitais geridos pela Pró-Saúde. Em 2016, o slogan da campanha foi ‘Saúde mental é para todos nós’ e desenvolveu atividades para todos os públicos sobre a importância de cuidar e prevenir o adoecimento e o sofrimento emocional.

Programação:

24/1

8h às 18h – Seminário ‘Cuidar de si para cuidar do outro – Diálogos sobre saúde mental’

Local: auditório Devry Faci – travessa Tupinambás, n° 468

 

25/1

9h às 10h e 15h às 16h – Conferência Coaching: Cuidando de quem cuida

Local: auditório 1 do HMUE

Público: interno

 

28/1

 8h – Ação de conscientização na praça

Local: Praça Batista Campos

 

29/1 

Bate-papo sobre saúde mental

Tema: ‘cuidando de quem cuida’

Local: postos de Enfermagem do HPEG

Público: interno

Turnos da manhã, tarde e noite

 

30 e 31/1

Palestras educativas sobre saúde emocional

Local: recepção, ambulatório e enfermarias do HPEG

Público: usuários e acompanhantes

Turnos da manhã e tarde

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde