Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) cria espaço sustentável para os colaboradores

Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, criaram uma área de convivência sustentável para ser utilizada durante o intervalo do expediente de trabalho. A área foi desenvolvida em um período de aproximadamente dois meses e idealizada pelos próprios colaboradores, que participaram de oficinas para a produção das peças que ambientam o espaço.

De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos do hospital, Thiara Ferreira, a ideia era produzir um local acolhedor e humanizado para os profissionais da unidade hospitalar.

“O novo ambiente proporciona ao colaborador um espaço para descanso e interação com os colegas das demais áreas do hospital nos períodos de intervalo”, disse Thiara.

Para ambientar o espaço foram produzidos assentos feitos com paletes, carretel de madeira e pneus, que deram vida a mesas e bancos. A criatividade também está presente em quadros produzidos a partir de tampinhas de garrafas pet, botões, tecidos e barbantes.

Também há um espaço reservado para a leitura, com livros e revistas de diversos temas. O passatempo inclui, ainda, um televisor instalado para os colaboradores que gostam de assistir a programação de TV aberta.

Segundo a diretora administrativa e financeira do hospital, Adriana Morais, a área de convivência é um espaço que começou a ser idealizado no final de 2015. Ela destacou que trata-se de um ambiente sustentável, feito a partir de materiais reaproveitáveis, que reflete a cultura de sustentabilidade que existe no hospital, citando as práticas que visam o uso racional da água, da energia elétrica e do papel, além da redução do desperdício e o descarte correto dos resíduos.

“Temos várias iniciativas que buscam melhorar, permanentemente, a utilização dos recursos”, observou.

O oficial de manutenção do hospital, Odaias Nascimento Memeli, aprovou a iniciativa e a ideia de os próprios colaboradores criarem as peças que decoram o ambiente. “Abraçamos a ideia. Enquanto uns pintavam os pneus, outros colegas produziam quadros. Fiquei muito lisonjeado em fazer parte da construção desta área”, destacou.

Já a assistente administrativa do setor de Sustentabilidade, Nanndara Alves Nonato, revelou que além de oferecer um espaço para interação entre os colaboradores, a proposta também visa promover outras atividades.

“Demos um primeiro passo, que foi criar o ambiente. Agora, a ideia é que todos os colaboradores se apropriem e se envolvam na caracterização da área de convivência. Vamos estimular a criação colaborativa de um jardim com diversas plantas, um mural de mensagens e até exposições que revelam talentos culturais dos colaboradores do hospital”, disse.

 

Selo de Sustentabilidade

Em dezembro de 2017, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) foi a primeira unidade de saúde do Estado a receber o selo de sustentabilidade “Materiality Disclosures”, categoria G-4, concedido pela Global Reporting Initiative (GRI), uma entidade sem fins-lucrativos sediada na Holanda, que estimula e reconhece, em escala mundial, a inclusão de boas práticas sustentáveis em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Este reconhecimento foi obtido a partir da produção do Relatório de Sustentabilidade, documento que contém um relato das ações sustentáveis realizadas no hospital, durante o ano de 2016.

Mantido pelo governo estadual, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde, desde dezembro de 2015.