Papai Noel, árvore gigante e muita emoção marcam o Natal dos pacientes em tratamento no HRBA | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Papai Noel, árvore gigante e muita emoção marcam o Natal dos pacientes em tratamento no HRBA

26/12/2017

Papai Noel, árvore gigante e muita emoção marcam o Natal dos pacientes em tratamento no HRBA

Passar o Natal em um hospital não é o desejo de ninguém. A época natalina é marcada por confraternizações e comemorações em família. E, justamente a falta da família, é o que mais pesa. Para amenizar a angustia e a saudade de casa, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), promove, desde o primeiro dia de dezembro, uma vasta programação para pacientes e acompanhantes.

No início do mês, o HRBA que é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), confeccionou a árvore de Natal sustentável, que possui mais de oito metros, e todos os anos é montada utilizando materiais recicláveis. A escolha de 2017 foi de reaproveitar mais de 1.400 bombonas plásticas utilizadas na Hemodiálise. Para inaugurar a árvore, foi realizado um evento especial, que contou com a apresentação do Coral do HRBA, da escola de música da Polícia Militar, do grupo de dança da Igreja da Paz e do projeto Cantando o Amor.

Para o diretor-geral do hospital, Hebert Moreschi, um dos objetivos, além de celebrar o Natal, é mostrar que é possível reutilizar ao máximo o que se tem à disposição para evitar a degradação de recursos naturais. “Isso é para garantir que nossas crianças tenham qualidade de vida no futuro. Mas, também, é um momento para refletir. Nesta época sempre agradecemos pelo ano que tivemos e analisamos o que podemos melhorar. Lembramos, também, do aniversariante, que o Natal representa o nascimento de Jesus Cristo. Não podemos nos esquecer disso que o principal”, diz.

A avó de Geise da Silva está internada há três meses no HRBA, por problema cardíaco. A programação foi a oportunidade para que ela revesse toda a família e celebrasse o Natal.  “Eu me sinto muito feliz. Para nós é uma sensação única e, pra ela, mais especial ainda, por ter os netos, os bisnetos e os filhos com ela. Ela está muito feliz”, conta a neta.

As crianças em tratamento também receberam uma surpresa: a visita do Papai Noel. Mais de 40 crianças foram presenteadas, sendo que todos os presentes foram doados por voluntários. Mas não foram só os pequenos que se encantaram com o bom velhinho. O aposentado Mário Humberto, de 71 anos, realiza tratamento oncológico há mais de dois anos e ficou encantado com toda a programação realizada pelo hospital. “Tudo isso ajuda muito, porque, por exemplo, eu nunca caí em depressão por causa dessa doença. Então, você tendo apoio dessas pessoas que vem trazer presente, conversar, trazer essa alegria, tira muito o pensamento da cabeça do doente, porque alivia. Você começa a ter pensamentos muito melhores e ajuda muito no tratamento. Essa lembrança das pessoas ajuda muito”, explica.

Desde fevereiro, Mário não precisa mais realizar sessões de rádio ou quimioterapia. Ele está em fase final de tratamento e só realiza o acompanhamento com a equipe médica. “Graças a Deus que este hospital é uma referência, tem uma equipe que é fora de série. Vai desde a pessoa que faz a limpeza até ao médico. Quantas vezes a gente vê a pessoa que está limpando o chão conversar com os pacientes, sorrir para eles. Isso ajuda muito!”, afirma o paciente.

Para encerrar a programação, o grupo Cantando o Amor percorreu todas as enfermarias cantando músicas natalinas e entregando cartões com mensagens de amor e fé. O grupo é formado por colaboradores do hospital e alguns amigos que se juntaram para proporcionar momentos especiais para outras pessoas, principalmente as que estão internadas, por meio da música. “Queremos trazer alegria para essas pessoas, ainda mais em uma data tão especial, em que todo mundo se reúne e elas estão afastadas. Então nos sentimos como uma família para fazer parte da família dessas pessoas, para trazer amor”, destaca o enfermeiro Fábio Fonseca, que integra o grupo.

 

+ Notícias

18/01/2018 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2018 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2018 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2018 - Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2018 - Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2018 - Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2018 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2018 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade

08/01/2019 - Mural das Virtudes promove melhoria nas relações interpessoais no Hospital Regional de Altamira

07/01/2019 - Com mais de 14 mil partos e três milhões de consultas, Pró-Saúde encerra gestão do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e da UPA 24h, no Paraná

07/01/2019 - Hospital Galileu divulga resultado de aprovados para o curso de Cuidador de Idosos

07/01/2019 - Colaboradores do HU arrecadam roupinhas para bebês durante curso

07/01/2019 - Hospital Metropolitano realiza formatura de ABC para paciente internado no Centro de Tratamento de Queimados

02/01/2018 - Mãe e bebê prematuro recebem visita familiar para o Natal no Hospital Materno Infantil de Barcarena

02/01/2019 - Programação Natalina leva esperança e solidariedade para pacientes do HRPT

02/01/2019 - Hospital 5 de Outubro realiza programação musical de Natal

02/01/2019 - Hospital Metropolitano realiza VI Semana SIPAT