Após mais de um ano internada, paciente do Hospital Yutaka Takeda ganha festa no dia da alta hospitalar

Finalmente chegou o dia tão esperado para a família da pequena K.V.S.M. de 11 anos. O dia de receber alta do hospital e voltar para casa. Após um ano e cinco meses internada no Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), o relacionamento entre a família, paciente e colaboradores foram fortalecidos pela convivência diária. Todos os profissionais tinham a ciência de que havia uma paciente de longa permanência na unidade e, mais que as demais, precisaria receber um atendimento humanizado todos os dias.

Para marcar o último dia da paciente no HYT, e celebrar essa nova etapa, colaboradores de diversos setores se reuniram para comemorar o momento e desejar muito sucesso para família. A supervisora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Tamiris Viegas, relatou o quanto a sua experiência com a paciente foi transformadora. “A área da saúde, talvez mais que as outras, lida diariamente com pessoas em situação de fragilidade. Devido ao tempo em que permaneceu conosco, ela nos deixou com a sensibilidade à flor da pele! E, por meio dessa despedida, tentamos fazer com que ela e seus familiares se sentissem o mais confortável, acolhida e segura possível”, disse Tamires, que ainda enfatizou que a relação criada pelo atendimento e tratamento humanizado, trouxe confiança na relação entre a paciente e a equipe.

Com os olhos cheios de lágrimas, a camareira Maria de Fátima Costa contou sobre a atenção que disponibilizava à paciente e sua família quando realizava a arrumação do leito. “Sempre cuidei dela com muito carinho, aguardando o momento certo para realizar a troca do enxoval. Sentiremos muito a sua falta, mas sabemos que é o melhor para ela. Que Deus abençoe a sua família”, comentou Maria de Fátima.

“Gostei demais da festinha, são pessoas que irão ficar no meu coração”, disse emocionada a mãe da paciente, dona Luzia Souza. “Só tenho que agradecer a todos por esse carinho com a minha menina”.  

Para a assistente social Socorro Resende, o fato de o paciente poder dar continuidade ao tratamento em casa traz vários benefícios para sua recuperação. “O processo de desospitalização feito de forma correta, contando com o apoio de uma equipe multidisciplinar, como é o caso dessa paciente, possibilita que receba mais de perto o carinho e atenção de sua família, contribuindo assim, para um restabelecimento mais rápido de sua saúde”, explicou Socorro.

Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale há 31 anos e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar há 19 anos. Possui ambulatório para consultas eletivas com 21 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 22 leitos de enfermarias, 14 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 40 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde