Colaboradores do Hospital 5 de Outubro recebem orientações sobre cuidados com a saúde

Colaboradores do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaaã dos Carajás (PA), foram alertados para a importância da prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) em programação realizada nos dias 11 e 12/12. Dados do Ministério da Saúde mostram que os casos de aids e a mortalidade provocada pela doença estão diminuindo no Brasil. Em 2016, a taxa de detecção da doença foi de 18,5 casos por 100 mil habitantes – uma redução de 5,2% em relação a 2015, quando era registrado 19,5 casos. Já a mortalidade teve queda de 7,2%, a partir de 2014. Passando de 5,7 óbitos por 100 mil habitantes para 5,2 óbitos, em 2016.

O ginecologista e obstetra da unidade, Antônio Carlos Bernardes, falou aos colaboradores sobre as formas de contágio, prevenção e tratamento de doenças como a hepatite, sífilis e aids. “A palestra foi de grande valia para os colaboradores do HCO que tem dificuldades com a informação”, disse Bernardes. Para o técnico em Segurança do Trabalho, Edson Nascimento, a iniciativa foi importante. “Serviu para adquirir conhecimentos a respeito de DSTs e a foi ótima a forma que o médico apresentou”, elogiou.

A ação de orientação em saúde foi uma iniciativa do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e faz parte Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da unidade, que promove várias ações para os colaboradores durante o ano.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde