Colaboradores debatem a importância da comunicação no trabalho em equipe

Na assistência em saúde, segurança e qualidade de atendimento estão diretamente ligadas ao resultado do trabalho em equipe. Para reforçar a importância do relacionamento interpessoal e do respeito ao próximo, o Hospital Regional do Sudeste do Pará  – Dr. Geraldo Veloso (HRSP) reuniu seus colaboradores para o bate-papo 'O jeito do outro me incomoda. E agora?', conduzido pela coach Anete Pitão. 

Segundo ela, a escuta ativa e o respeito à diversidade são princípios básicos para o bom relacionamento dentro de uma equipe. 'A comunicação afetuosa precisa ser a mais íntegra possível. É preciso ter disposição para entender o outro e se conectar com as pessoas, relacionando-se com todas, mesmo aquelas que fazem críticas a nós. Ao mesmo tempo, devemos suspender os julgamentos e deixar de lado a caça a culpados quando nos deparamos com um problema', afirmou Anete. 

Ângela Saraiva é técnica de Enfermagem na Clínica Cirúrgica do HRSP e participou do bate-papo nesta semana. 'Achei bastante interessante porque nos fez refletir sobre o nosso dia a dia e ver que é preciso sempre se colocar no lugar do outro para agir da maneira correta', afirmou a colaboradora. 

Para o diretor-geral da unidade, Valdemir Girato, além de contribuir para a harmonia do ambiente de trabalho, a comunicação efetiva e afetuosa impacta também na qualidade do atendimento ao usuário. 'Uma equipe que trabalha de forma integrada e com clareza consegue atuar de forma mais produtiva. Além do mais, o ambiente se torna mais acolhedor para o paciente e para o próprio colaborador', argumentou o gestor.

Valorização

Público e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional de Marabá realiza diversas ações com o objetivo de valorizar e capacitar os profissionais que atuam na unidade, facilitando a interação entre a equipe e com os usuários. 

Dentre essas ações destacam-se o projeto 'Aniversariantes do Mês', realizada para homenagear os profissionais no mês em que completam mais um ano de vida, e 'Dia da Profissão', que reconhece a dedicação dos colaboradores na área em que escolheram atuar. 

A colaboradora Thays Ferreira foi uma das homenageadas no Dia do Biomédico, comemorado em novembro. 'Me sinto muito feliz em ser uma profissional importante para o hospital', afirmou a biomédica.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde