Colaboradores do Hospital 5 de Outubro são capacitados para atuar em caso de sinistro

O processo de evacuação de emergência em caso de sinistros sempre é muito delicado. Daí a importância de saber o que fazer diante dessa situaçãopois um erro na tomada de decisão pode não permitir uma segunda chance. Para isto, o Hospital 5 Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), realiza capacitações periódicas para assegurar uma estrutura segura, funcional e assistencial aos pacientes, familiares, profissionais e visitantes, minimizando ou neutralizando os impactos gerados em caso de emergência.

Para reforçar todos os passos necessários para uma boa atuação em caso de sinistro, os colaboradores do HCO receberam, na última semana, um treinamento sobre o Plano de Atendimento a Emergência e Abandono, que abordou sobre o esquema de abandono da área afetada e o uso do extintor de incêndio.

O técnico em Segurança do Trabalho Jairo Castro explicou que o plano é fundamental para a equipe multifuncional do hospital estar preparada para abandonar a área de forma segura, junto com os pacientes, auxiliando-os no que for necessário. “O treinamento orientou os colaboradores a terem comportamentos seguros, como deixar o local ordenadamente, caminhando em fila indiana, com uma distância de segurança de um braço um para o outro, para não haver tropeços; dirigir-se para o ponto de encontro para que o coordenador da Brigada faça a contagem e defina as prioridades de combate ao incêndio e necessidade de salvamento, caso os colaboradores ou pacientes fiquem para trás”, disse Jairo.

A líder de Atendimento Bruna de Paula relatou que o treinamento despertou nela um senso de proteção. “Em situações de emergência, é necessário que todos saibam como agir, para nos proteger e colaborar para que nossos pacientes não saiam prejudicados fisicamente”, comentou Bruna.

Para auxiliar administrativa Ariane Araújo, a iniciativa foi de grande valia e gerou muito aprendizado. “Ter conhecimento básico para agir nas situações de emergência que podem surgir a qualquer momento é fundamental para atuarmos de forma correta e preventiva, afinal, em situação de risco, não adianta ter atitude errada”, afirmou Ariane.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde