Crianças especiais atendidas pelo Hospital 5 de Outubro participam de sessão de equoterapia

Uma manhã diferente foi proporcionada para os pacientes do projeto “Especial Para Crianças”, do Hospital 5 de Outubro, em Canaã dos Carajás (PA). É que eles foram para um sítio participar de uma sessão de equoterapia – método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multi e interdisciplinar. Com o resultado positivo, a proposta foi muito bem aceita pelos pais dos pacientes. As sessões vão acontecer uma vez por mês com os grupos de crianças inscritas no projeto.

Satisfeita com a ação, a autônoma Maria Pacheco, mãe de M.V.P, de 7 anos, que realiza atendimento no HCO há três anos, não poupou elogios ao projeto. “Quando as profissionais me falaram, fiquei super empolgada! A equoterapia caiu como uma luva na minha vida e na do meu filho. É uma iniciativa perfeita, porque ele é apaixonado por bicho, então a aceitação foi muito boa”, comemorou Maria.

Ela ainda relatou que tem muita confiança nos profissionais da unidade e vem notando a evolução na concentração e na fala do seu filho, que é autista. “Gosto muito do trabalho da Psicologia e da Fonoaudiologia, porque trabalham em equipe e trabalham com toda cautela”, destacou Maria.

O HCO sempre busca proporcionar atividades diferentes para as crianças que são atendidas na unidade. Segundo a gerente assistencial Esla Borba, os benefícios do método são inúmeros e amplamente reconhecido no meio acadêmico. “Esse tipo de terapia favorece a socialização, linguagem e comunicação, a partir de pressupostos teóricos e técnicas da Fonoaudiologia, Psicologia e Fisioterapia, facilitando o discernimento auditivo, a compreensão acerca de regras e comportamentos adequados, e o aperfeiçoamento de coordenação motora e do equilíbrio”, afirmou Esla.

O uso do cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar da saúde, objetiva o desenvolvimento biopsicossocial, incluindo os primeiros contatos com o animal, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Durante a programação, as crianças foram acompanhadas por psicóloga, fonoaudióloga e fisioterapeuta, que auxiliaram no reconhecimento do espaço, adaptação ao novo ambiente, apresentação das novas atividades e contato com o animal, como acariciar, alimentar e escovar.

A psicóloga Débora Lanoa explicou que essa primeira etapa é para estabelecer vínculos entre a criança, os profissionais e o animal. “São várias etapas que elas terão que passar até conseguirem subir no cavalo, o que ficará mais para frente”, indicou Débora.

Sobre o projeto

O projeto “Especial Para Crianças” é voltado para atendimento ambulatorial multidisciplinar de crianças com diagnóstico de TDAH, Autismo e Síndrome de Down, e teve um aperfeiçoamento, por meio de proposta de estimulação sensorial em julho de 2017, com a participação das profissionais dos serviços de Psicologia e Fonoaudiologia, com objetivo de avaliar cada criança e criar plano terapêutico com enfoque nas dificuldades observadas durante a execução de circuito de atividades proposto.

Atendimento

O Hospital 5 de Outubro tem uma infraestrutura que congrega ambulatório para consultas eletivas, pronto-atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais, além de suporte de diagnósticos em laboratório de patologia clínica e ultrassonografia, bem como em Radiologia e também em eletroencefalogramas e eletrocardiogramas, entre outros.

O HCO oferece atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia, Urologia, Psicologia, Fonoaudiologia e Nutrição.

A unidade possui 25 leitos, sendo cinco apartamentos individuais e 20 leitos de enfermaria coletiva, contando, ainda, com uma Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC). A unidade possui, também, um centro cirúrgico com três salas para cirurgias e dois leitos de recuperação pós-anestésicos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde