Hospital Yutaka Takeda arrecada itens de higiene pessoal em ‘Ação do Bem’

A dona de casa Maria do Desterro Freitas acordou cedo no fim de semana para participar de um programa diferente. Uma corrida em prol da solidariedade promovida pelo Hospital Yutaka Takeda, na Serra dos Carajás (PA), reuniu ela e outros participantes do programa de qualidade de vida “Carajás com Saúde” neste domingo, 3/12.

Empolgada, Maria do Desterro incentivou outros corredores. “Muitas pessoas deviam fazer igual a mim. Mesmo com 53 anos consegui fazer o percurso”, contou. O gesto da dona de dona de casa vai ajudar os idosos atendidos pelo abrigo “Aconchego do Idoso”, em Parauapebas (PA). É que para correr os participantes do “Carajás com Saúde” tiveram que ofertar um kit de higiene pessoal para ser doado ao abrigo.

A primeira corrida “Natal Solidário”, faz parte das Ações do Bem desenvolvidas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar em alusão aos 50 anos da entidade, que gerencia o hospital, por meio de contrato de gestão com a empresa Vale.

Segundo a educadora física do “Carajás com Saúde”, Ana Lúcia Toledo, a corrida de caráter amador, além de estimular a solidariedade, também buscou incentivar a prática da atividade física por meio da modalidade. “Desde junho mudamos o formato do programa, inserindo o treinamento funcional e a assessoria de corrida. Temos conseguido uma boa adesão dos moradores de Carajás, o que nos levou a realizar o evento para estimular ainda mais a participação deles no programa, proporcionando uma programação diferente”, disse Ana.

A corrida teve duas categorias, a masculina e a feminina, com premiações simbólicas de artigos para incentivar a prática de atividades para os três primeiros colocados. O técnico em Eletromecânica, Amaro Júnior, foi o primeiro colocado na categoria masculina. “Gostaria de agradecer a Deus e ao projeto ‘Carajás com Saúde’ pela oportunidade. A professora Ana e a equipe estão fazendo um bom trabalho, seria muito bom se tivessem mais eventos como esse, pois, incentiva cada vez mais a interação das pessoas com o esporte”, elogiu Amaro. Já o segundo lugar ficou com o Frederico Baião e José de Arimatéia garantiu a terceira colocação.

Na categoria feminina, Jordana Lima ganhou o primeiro lugar e dividiu o pódio com Deusimar Camelo, que ficou em segundo. Andreza Ribeiro chegou em terceiro. Satisfeita com o resultado, Deusimar celebrou a conquista. “Estou muito feliz. Essas ações estimulam bastante o interesse pela atividade física”, comentou Deusimar.

Com um resultado positivo, a ação conseguiu arrecadar 507 itens de higiene pessoal como hidratantes, sabonetes, colônias, entre outros.

Carajás com Saúde

Há quatro anos, de segunda a sexta-feira, a praça da Rua Jarí na Serra dos Carajás é o ponto de encontro dos moradores do núcleo para suas atividades físicas. O programa promovido gratuitamente pelo HYT desenvolve atividades com foco na saúde e na qualidade de vida.

 Atualmente o “Carajás com Saúde” conta com duas turmas semanais, às 18h30 e 19h30 e um horário específico para as gestantes, às 17h30, na segunda, quarta e sexta-feira.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde