Treinamento focado em pessoas é diferencial no Hospital Galileu | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Treinamento focado em pessoas é diferencial no Hospital Galileu

01/12/2017

Manter a motivação e a integração de uma equipe formada por muitos colaboradores, ainda é um desafio para muitas instituições. De acordo com a especialista em liderança e coach, Tânia Miranda, inovar na capacitação dos colaboradores e oferecer aquele algo a mais que fará diferença no dia a dia de trabalho é um diferencial dentro das instituições que fazem sucesso e as que não fazem. “É preciso que cada vez mais as instituições entendam que não dá mais para fazer o mesmo que se fazia antes se você quer obter resultados diferentes”.

No Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), unidade gerida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), localizado em Belém (PA), esse investimento em pessoas já é realidade, e é tão importante quanto o investimento em infraestrutura. “Eu trabalho no Hospital Galileu desde 2014, quando inaugurou, e percebo todo o investimento que a instituição faz nos profissionais. Hoje me sinto bem mais preparada do que antes. Todos os gestores estão cada vez mais qualificados”, afirma a coordenadora de Enfermagem, Regiane Bezerra.

A coordenadora de Enfermagem é um dos cerca de quarenta membros da equipe gestora, que participaram de um treinamento diferenciado oferecido pela instituição na última quinta-feira, 30/11, no Clube dos Oficiais da Marinha. Os colaboradores saíram dos muros da unidade para experimentar um treinamento, no qual tiveram que se tornar peças de um jogo de damas, expressar seus sentimentos uns pelos outros e até construir um barco de papelão para salvar vidas.

Regiane Bezerra comenta o efeito disso na sua perspectiva profissional e como pessoa. “O que vai fazer diferença para mim, principalmente, é porque entendi de fato o que é quebrar muros, o que é conviver no coletivo profissionalmente falando. E para mim, com certeza, vai fazer diferença quando eu voltar para o trabalho”, declarou.

A especialista em liderança e coach, Tânia Miranda, foi a convidada da entidade para ministrar o treinamento, focado no conceito de “team building”, cujo objetivo principal era fortalecer a integração da equipe e de seus gestores. “É um trabalho no qual atividades lúdicas trazem respostas para o ambiente corporativo, mas principalmente para a área pessoal de cada um”, explica. “No entanto, queríamos um pouco mais, queríamos trazer métodos e promover insights para fortalecer a auto performance, dirimir fragilidades e apontar pontos de melhoria”, completa.

O diretor-geral do Hospital Galileu, Saulo Mengarda, explica como surgiu a ideia do treinamento para a equipe da unidade. “Já tínhamos feito treinamentos em sala, dentro do hospital, e esse foi realmente pensado diferente para proporcionar um resultado diferente. E a gente percebe pelas respostas das pessoas durante o próprio treinamento, que o resultado foi atingido. Esperamos que agora eles levem isso para o seu local de trabalho e consigam fazer essa conexão, que o mesmo trabalho em equipe que deu certo durante as atividades, vai dar certo no hospital”, frisou.

Para a coordenadora de Gestão de Pessoas do Hospital Galileu, Léa Azevedo, o aprendizado retirado do treinamento já está fazendo diferença. “Me levou a autorreflexão, perceber o que preciso mudar enquanto pessoa e enquanto gestora para contribuir com o restante da minha equipe”, comentou. Ela que conhece bem a equipe de colaboradores da unidade também comenta que se surpreendeu com os resultados da atividade. “Me surpreendi muito positivamente porque percebi que diante dos desafios a equipe se une, e consegue isso de uma forma leve, de uma forma positiva. Quando você quebra um pouco a rotina, sai da sua zona de conforto e vai para outro lugar, abre a cabeça para novas ideias”, concluiu.

Unidade

O Hospital Público Estadual Galileu é uma unidade 100% SUS, gerida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que oferta atendimentos em clínica médica, ortopedia, cardiologia, anestesistas, radiologia, intensivista, infectologista, neurologista, endoscopista e cirurgia torácica.

 

+ Notícias

24/01/2019 - Hospital Galileu premia profissionais mais elogiados pelos pacientes

23/01/2019 - Hospital Materno-Infantil de Barcarena participa da 1º Semana de Farmácia Hospitalar da Pró-Saúde

23/01/2019 - HEGV participa da Semana de Farmácia Hospitalar

23/01/2019 - As 10 principais ameaças para a saúde em 2019

23/01/2019 - CFM divulga que metade das prefeituras gastam menos de R$403 ao ano na saúde

21/01/2019 - Saúde: SBIm alerta os participantes da Jornada Mundial de Juventude sobre a importância da vacinação

21/01/2019 - Saúde: Ministério da Saúde brasileiro se preocupa com doença toxi-infecciosa vinda da Venezuela

21/01/2019 - Humanização durante o parto no HU fortalece vínculo entre mãe e bebê

21/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência conta com o serviço de Terapia Ocupacional

21/01/2019 - Pró-Saúde lança site do Hospital Materno-Infantil de Barcarena com foco na transparência dos serviços oferecidos para a sociedade

18/01/2019 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Saúde: Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2019 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2019 - Saúde: Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2019 - Saúde: Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2019 - Saúde: Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2019 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Saúde - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Saúde: Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2019 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Saúde: Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - Saúde: SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - Saúde: SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida