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Mais um hospital estadual conquista certificação de qualidade no atendimento

30/11/2017

Mais um hospital estadual conquista certificação de qualidade no atendimento

O Hospital Estadual São Lucas, um dos serviços de referência em trauma mais tradicionais do Espírito Santo, recebeu, nesta quarta-feira (29), a certificação Acreditado, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Também conhecida como ONA 1, essa certificação é destinada a serviços de saúde que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo nos aspectos estruturais e assistenciais. A cerimônia de entrega do certificado aconteceu no auditório do hospital, em Vitória.

Desde dezembro de 2015, o Hospital Estadual São Lucas é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de contrato firmado com o Governo do Espírito Santo via Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Presente no evento, o subsecretário de Estado da Assistência em Saúde, Fabiano Marily, destacou que o modelo de gestão por Organização Social de Saúde (OSS) tem resultado em benefícios concretos para os pacientes capixabas e que a certificação de qualidade é consequência desse processo de melhoria.

“A gestão por OSS permite mais agilidade na implantação das mudanças que precisamos para melhorar o atendimento da saúde pública”, afirmou o subsecretário. Ele citou como exemplo o próprio Hospital Estadual São Lucas, que em apenas dois anos alcançou a certificação de qualidade. “Outro exemplo foi a transferência do Pronto-Socorro que estava no Hospital da Polícia Militar para o novo São Lucas, em dezembro de 2016. O desafio foi lançado para a Pró-Saúde em outubro e, juntos, cumprimos essa iniciativa em dois meses, justamente em função do modelo de gestão por OSS, que não sofre influência da burocracia”, acrescentou Marily.

O diretor-geral do hospital, Paulo Santos, ressaltou o comprometimento dos colaboradores com a saúde de qualidade. “Nossa maior conquista está na cultura. Temos presente nos colaboradores uma cultura de vencer os desafios e de sempre buscarmos a melhoria da assistência ao paciente”, afirmou Santos.

Já o diretor Operacional da Pró-Saúde, Enylo Faria, destacou a importância da parceria entre a entidade e o governo estadual. “Sem dúvida, todas as conquistas que o hospital tem alcançado são resultado da sintonia com a Secretaria de Estado da Saúde, que tem uma visão inovadora ao estimular novos avanços”, observou. Ele revelou que o Hospital São Lucas buscará o nível dois da certificação de qualidade concedida pela ONA, o Acreditado Pleno.

Ao entregar a placa oficial de certificação do hospital, a diretora de Avaliação e Certificação do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), Vanice Costa, enfatizou o envolvimento dos colaboradores no processo de acreditação. “O interesse em melhorar os serviços está presente nos colaboradores do hospital. Esse é um diferencial importante. O outro diferencial é o modelo de gestão adotado pelo Governo do Estado, que permite uma resolutividade mais rápida e eficiente, além de ser sustentável”, avaliou a diretora.

A avaliação

O Hospital Estadual São Lucas foi avaliado entre os dias 12 e 14 de setembro, pela equipe do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), uma das organizações credenciadas pela ONA para realizar as visitas de avaliação. Na ocasião, foram analisados o processo de gestão da qualidade e segurança do paciente — desde a identificação correta das pessoas atendidas, comunicação entre os profissionais segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos até a higienização das mãos.

O instituto credenciado pela ONA destacou, ainda, várias ações realizadas pelo Hospital Estadual São Lucas, entre elas a prática de sustentabilidade, a esterilização de materiais e o boletim interno de comunicação. O IBES também apontou como pontos positivos do hospital a Sala de Acolhimento para familiares dos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), as orientações nutricionais durante a alta hospitalar, o programa de Qualidade de Vida do Colaborador e o desenvolvimento de lideranças, entre outras iniciativas.

Para o diretor-geral do São Lucas, Paulo Santos, o reconhecimento é resultado da construção de um trabalho em equipe e se tornou um incentivo para os profissionais continuarem oferecendo uma assistência de qualidade, segura e humanizada.  “Contamos com uma equipe multiprofissional altamente capacitada, que atua de maneira integrada, com objetivo de garantir o melhor atendimento para os usuários”, observou o diretor.

O esforço do hospital em oferecer um serviço de qualidade também é reconhecido pela população atendida. Segundo o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do São Lucas, nos últimos seis meses o hospital tem mantido o índice de 95% de satisfação. O Hospital São Lucas é um hospital público, mantido pelo Governo do Estado, e que atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A administração do hospital, no entanto, é feita pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) desde dezembro de 2015.

O hospital possui 465 médicos atuando nas especialidades de ortopedia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, terapia intensiva, clínica médica, nefrologia, infectologia, nutrologia. São 40 leitos de UTI, 14 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria. O serviço também possui um ambulatório de especialidades cirúrgicas para pacientes que precisam de reavaliações, serviço de imagem com raio X, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodoppler, endoscopia e colonoscopia, além de um Pronto-Socorro, aberto em dezembro de 2016.

 

 

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