‘Direção Viva’ sensibiliza crianças para a segurança no trânsito

Mais de 100 crianças participaram da sexta edição do programa 'Direção Viva', realizada nesta quinta-feira, 23/11, no Núcleo de Educação Infantil Marluse Ferreira, na Folha 6, em Marabá (PA). Atentas à orientação, elas deram vários exemplos de infrações que já observam na rua e, em alguns casos, na própria família, como pais e tios que andam sem capacete ou transportam menores de sete anos na garupa da motocicleta. 

Segundo a coordenadora de Humanização do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), Caroline Nogueira, ao alcançar as crianças, a iniciativa permite que a informação seja disseminada dentro de casa e, ainda, contribui para a formação de uma geração de motoristas mais conscientes. 

Para a diretora da escola, Clélia Barbosa, a parceria com o hospital é importante para reforçar o trabalho que a instituição tem desenvolvido na sala de aula com as crianças. 'É interessante essa iniciativa do hospital porque é para lá que muitos acidentados são levados. Então, mais do que ninguém, ele pode mostrar as sequelas desses acidentes e como afetam a todos. Se passamos isso adiante para as crianças, elas se tornarão pessoas mais conscientes e é esse tipo de cidadão que queremos formar. Afinal, é na infância que se forma um grande ser humano', disse a pedagoga. 

Referência

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional de Marabá é referência em atendimento de trauma de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses. De janeiro a outubro deste ano, a unidade atendeu 1.770 vítimas de acidente de trânsito. 

Uma delas é o pedreiro Elton de Sousa Pestana, de 28 anos, internado no HRSP desde 29/8. Ele comenta que a recuperação tem sido um processo lento e doloroso, principalmente por conta da saudade de casa. 'Quando sair daqui, quero um recomeço. Vou focar mais na família e ficar mais em casa. Também ter mais atenção no trânsito. Se eu puder, deixo um recado para as pessoas: evitem ao máximo o acidente, porque não é nada bom o que estou passando', afirmou o paciente.  

Programa

O 'Direção Viva' é um projeto contínuo de promoção de ações de educação em saúde, voltadas à conscientização sobre as sequelas oriundas de traumas por acidentes de trânsito. É desenvolvido nas unidades públicas do Pará gerenciadas pela Pró-Saúde, onde mais de 38 mil acidentados foram atendidos entre janeiro de 2014 e agosto de 2017. 

As orientações são repassadas  por meio de rodas de conversa, exposição, memorial, palestras e blitzes educativas. A iniciativa é da Pró-Saúde e conta com o apoio da Sespa, Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), Polícia Rodoviária Federal, universidades e escolas técnicas, dentre outras instituições.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde