IEC encerra projeto sustentável com atividade em escola do Rio

O projeto Qual a pegada que você quer deixar no planeta?”, do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), foi finalizado no dia 11/11, com uma maratona de reciclagem de óleo no Colégio Estadual Souza Aguiar, escola pública localizada próximo à Unidade. As ações deste projeto foram iniciadas em junho, mês do meio ambiente, e integram as atividades da Ação do Bem, em comemoração aos 50 anos da Pró-Saúde. O intuito foi conscientizar os colaboradores e a comunidade da importância da preservação ambiental.

O encerramento do projeto, em 11/11, contou com a participação de 60 alunos de quatro turmas do Colégio Estadual Souza Aguiar. Cerca de 20 litros de óleo viraram 60 litros de sabão pastoso, distribuídos entre os próprios estudantes. Toda a ação foi guiada pelos professores de química e biologia da escola. Os alunos receberam meio ponto na média final pela participação na atividade. O colégio também virou ponto fixo de coleta de óleo de cozinha, pilhas, baterias e papel branco para reciclagem.

No IEC, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Unidade promoveu atividades, durante o mês de junho, aos colaboradores com temas voltados para a emissão de carbono e sobre como tentar equilibrar essa balança. O setor distribuiu mudas de açaí para os colaboradores plantarem, uma das medidas mais eficazes para a redução da taxa de carbono. Também foi realizada uma ronda ecológica nos setores para calcular o índice de emissão de cada colaborador, usando um aplicativo de smartphone.

“A escolha deste tema foi uma forma de sensibilizar as pessoas sobre suas ações baseadas no consumo e o quanto esse comportamento deixa marcas de destruição no meio ambiente”, informou Adriano Ferreira, coordenador do SESMT. Outra ronda intensificou o uso da reciclagem dentro da Unidade, uma campanha de conscientização para reforçar a ideia de reciclar o lixo produzido diariamente em casa e descartá-lo de maneira correta.

Os colaboradores do IEC participaram, ainda, de outras oficinas sobre como transformar óleo de cozinha usado em sabão, confecção de brinquedos com material reciclável e como cultivar hortaliças em casa. Nesta última ação foram distribuídas 200 mudas.

A oficina de confecção de brinquedos com material reciclável também foi promovida pelo IEC no Colégio Estadual Souza Aguiar. Cerca de 180 alunos do ensino médio descobriram que brinquedos de material reciclado podem ser muito divertidos, além de diminuírem o volume de plástico enviado aos lixões. Naira Tavares e Andressa Oliveira, ambas de 16 anos, disseram que nunca pensaram no reaproveitamento do lixo. “É uma ideia muito legal, eu até fiz em casa para meus primos”, disse Andressa.

“O retorno dessas ações foi bastante positivo, principalmente na escola, onde pudemos ver os alunos absorvendo as informações e já praticando as ideias de reuso e reciclagem, e ao fim levando o produto do trabalho para casa. Isso nos motiva a continuar com as ações ambientais pela formação de multiplicadores e consolida nossa instituição como um ‘hospital verde’”, destacou Adriano, coordenador do SESMT.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde