Saúde do homem é tema de palestra no Hospital São Lucas

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanona, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O assunto foi tema de palestra para os profissionais do Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, na tarde desta segunda-feira (13). A ação faz parte do programa Qualidade de Vida do Colaborador, durante a campanha Novembro Azul, que visa realizar atividades relacionadas à promoção e os cuidados com a saúde do homem.

A fisioterapeuta responsável pela palestra, Priscilla Gomes, alertou os profissionais da unidade hospitalar sobre o benefício do diagnóstico precoce e a importância de o homem visitar periodicamente o médico.

“Independentemente de campanha, é essencial que o homem faça avaliações com médicos e verifique sua saúde com mais frequência”, afirmou.

Priscilla ainda acrescentou que, no caso do câncer de próstata, quanto mais rápido a descoberta, melhor será a recuperação. “A evolução da doença é mais lenta. Na fase inicial, a maioria dos pacientes não apresenta nenhum sintoma”, alertou.

Segundo Priscilla, a prática de hábitos saudáveis pode diminuir a chance de desenvolver câncer ou outras doenças crônicas. Ela destacou como exemplo, o fato de a pessoa não fumar, ter boa alimentação, praticar atividade física e reduzir o consumo de bebida alcoólica.

Presente na palestra, o técnico em enfermagem do hospital, Gianfrancesco Rodrigues, contou a experiência que teve na família. Há um ano, seu pai descobriu o câncer de próstata.

“Diferente de muitos homens, ele sempre teve o hábito de visitar o médico com mais frequência. Foi durante essas consultas que meu pai descobriu a doença. Ele fez algumas sessões de radioterapia e, atualmente, com 80 anos e com muito bom humor, ele faz acompanhamento com o especialista”, destacou.

De acordo com o INCA, o diagnóstico do câncer de próstata é realizado por meio de exame de toque retal e do teste do Antígeno Prostático Específico (PSA), um tipo de exame de sangue.

O Hospital Estadual São Lucas é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde dezembro de 2015, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde e Governo Estadual.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde