Reuniões de equipes do Hospital São Lucas ampliam a assistência dos pacientes

As equipes multidisciplinares do Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, contam com mais um canal de comunicação para ampliar a assistência dos pacientes. Trata-se da Reunião de Gestão Assistencial, que acontece uma vez por mês, com objetivo de envolver médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais nos processos relacionados ao tratamento dos pacientes.

O diretor assistencial, Rosialdo Lobato, contou que os encontros começaram há três meses e que, neste período, já foi possível observar grandes avanços nos processos de trabalho. “Os encontros são bem produtivos. São discutidas condutas, protocolos institucionais e pontos de melhorias na assistência”, destacou.

Segundo Rosialdo, além das reuniões mensais, diariamente são desenvolvidos o round multidisciplinar nas Unidades de Internação (Enfermarias) e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). “É um momento de reunir a equipe multidisciplinar à beira do leito e discutir diagnóstico, propor condutas e novas abordagens que possam levar à melhora do estado do paciente”, explicou Lobato.

Para a diretora técnica, a médica Simone Tosi, os encontros fortalecem a integração das equipes e ampliam o compromisso do hospital com interdisciplinaridade, descentralização e transparência. “Quando a gestão é compartilhada, o benefício é na assistência ao paciente. O resultado tem sido evidenciado no envolvimento, trocas de informações e motivação dos profissionais”, concluiu.

Mantido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Hospital Estadual São Lucas é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde, iniciado em dezembro de 2015.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde