Novembro Azul tem programação especial no Hospital Municipal, UPA 24h Oropó e UNICAFISIO

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, a UPA 24h Oropó e a UNICAFISIO (Unidade Clínica de Fisioterapia e Reabilitação) preparam uma série e atividades para marcar a campanha Novembro Azul, mês dedicado à saúde do homem.

O Hospital Municipal vai oferecer, neste mês, um volume maior de consultas na especialidade de urologia. Homens que realizarem exames de PSA em qualquer posto de saúde do município, poderão ser atendidos por um médico urologista no hospital, sem a necessidade de agendar consultas.

O exame PSA, realizado a partir de uma amostra de sangue simples, serve para diagnosticar alterações na próstata. Aqueles que apresentarem algum tipo de alteração no teste, terão uma consulta agendada com o urologista do Hospital Municipal.

Outra novidade será uma ação de promoção de saúde. Um bate-papo sobre as doenças mais prevalentes nos homens será realizado por um enfermeiro com os pacientes que estiveram no hospital no próximo dia 20 de novembro.

O Hospital Municipal instalou uma iluminação especial azul e decorou as recepções. Lacinhos azuis foram distribuídos para os colaboradores como forma de mostrar que cuidar da saúde também é coisa de homem.

A programação do Novembro Azul já promoveu ações. Na quarta-feira, dia 8/11, a apresentação do Quarteto de Cordas, da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, foi o destaque. A atividade foi realizada em parceria da Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes.

No dia 14, representantes das equipes de Enfermagem e do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Municipal irão realizar uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Planejamento Familiar aos alunos da Escola Estadual Historiador Isaac Grimberg, no Jardim Santa Tereza. 

UNICAFISIO e UPA

A UNICAFISIO (Unidade Clínica de Fisioterapia e Reabilitação) colocou os pacientes para participarem, nesta quinta-feira (9/11), de uma hora seguida de exercícios. Durante as atividades, informações sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata eram divulgadas.

Na sexta-feira (10/11), a Unidade oferecerá aos pacientes um café da manhã, que terá como prato principal orientações sobre o câncer de próstata, tratamentos e prevenção, e orientações sobre o atendimento da rede municipal de Saúde e como agendar uma consulta médica com especialista e de diagnóstico. 

Já a UPA 24h Oropó tem distribuído informativos e orientado os pacientes sobre a prevenção de doenças. Distribuição de lacinhos, decoração e iluminação especial azul também fazem parte da programação. No dia 14 haverá palestra sobre diabetes. A equipe de colaboradores da UPA aproveitará o Dia Mundial do Diabetes para falar sobre o tema.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde