HU promove teatro e piquenique para as crianças do projeto Zika

Em uma iniciativa da equipe do Hospital Universitário (HU) de Jundiaí (SP), que atua no projeto de pesquisa “Infecção vertical pelo vírus zika e suas repercussões na área materno-infantil”, as crianças acompanhadas pelo projeto foram convidadas para assistir a uma apresentação de teatro voltado especialmente para bebês e, depois, participar de um piquenique. As atividades ocorreram nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, em comemoração ao mês das crianças.

A apresentação do espetáculo ocorreu no SESC Jundiaí, com a Cia. Paulista de Artes de Jundiaí, e reuniu os bebês com idade de zero a três anos, além dos pais, que também aproveitaram a atração. A peça envolve as crianças por utilizar uma linguagem não verbal, explorando corpo, espaço, imagens e outros recursos. Em seguida, todos foram para o Jardim Botânico onde, além do contato com a natureza, participaram de um piquenique organizado por voluntários e colaboradores do projeto.

A pesquisa desenvolvida em Jundiaí e região é feita pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e pelo Hospital Universitário (HU), cujo responsável é o médico Saulo Duarte Passos. O projeto reúne 700 mulheres e mais de 500 bebês. O principal objetivo é investigar a transmissão do vírus zika em gestantes e suas repercussões nas crianças até o terceiro ano de vida.

O projeto teve início em março de 2016 e deve ser concluído em 2020, ele será utilizado pelo Brasil e outros países do mundo para esclarecer todas as dúvidas que ainda existem sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde