Hospital Yutaka Takeda realiza bate-papo sobre câncer de mama

Em adesão à campanha “Outubro Rosa”, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), promoveu para os integrantes do programa de qualidade de vida da unidade, o “Carajás com Saúde”, um bate-papo sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, na segunda-feira, 23/10.

A conversa conduzida pela mastologista do hospital Maria Helena Carvalho, chamou atenção para a relevância do exame periódico, para que o câncer de mama possa ser diagnosticado precocemente, e assim, iniciar o tratamento adequado o mais breve possível. Além das orientações, Maria Helena respondeu bastante perguntas, tirando as dúvidas mais frequentes dos participantes, como o período de realização da mamografia, autoexame, fatores de risco para a patologia entre outras.

Para técnica em Segurança do Trabalho Ana Cláudia Botelho, o bate-papo foi esclarecedor. “A palestra foi maravilhosa. Falou sobre quando podemos começar a fazer os exames, que devemos nos conhecer tocando as mamas para verificar se há algum nódulo e principalmente não deixar de ir ao especialista periodicamente para realizar os exames”, disse Ana Cláudia.

Na ocasião, a Comissão de Humanização também realizou a dinâmica mito ou verdade, para fixar a informação entre os participantes. As duplas formadas para a brincadeira tinham que responder perguntas sobre o que foi ministrado pela mastologista. Quem respondia corretamente era presentado com um brinde do HYT.

Saúde da mulher

O Hospital Yutaka Takeda oferta às mulheres atendimento nas áreas de mastologia e ginecologia.

Carajás com Saúde

O programa “Carajás com Saúde”, promovido pelo HYT, oferta gratuitamente aos moradores da Serra dos Carajás atividades físicas com focos na saúde e na qualidade de vida.

Atualmente o programa já possui duas turmas, às 18h30 e 19h30, sempre de segunda a sexta-feira, além de um horário específico para as gestantes, às 17h30, e de contar com o esquema de assessoria de corrida para a comunidade. As atividades são realizadas na praça da rua Jarí, na Serra dos Carajás.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde