HEGV apoia a Campanha “Outubro Rosa”

Laços rosas e cartazes informativos tomaram conta dos corredores do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ). O intuito foi chamar a atenção de colaboradores, pacientes e visitantes para o 'Outubro Rosa'. O evento, que surgiu na década de 1990, busca divulgar informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização da população. 

No auditório da Unidade, foram realizadas duas palestras, nos dias 19 e 20/10. A médica oncologista Cátia Helena de Paiva Fernandes, diretora médica do Hospital Mário Kroeff, falou sobre a prevenção do câncer de mama, alertando para os sintomas e a importância do autoexame das mamas. “Eu sempre digo que a mulher deve escolher um mês do ano para realizar todos os exames de rotina. É uma questão de saúde, mas também de amor próprio. Quanto mais discutirmos este assunto, quanto mais falarmos sobre o câncer de mama, mais mulheres poderão ter um diagnóstico precoce e, por consequência, teremos menos mortes”, ressaltou.

Além das palestras, voluntárias do projeto “Time da Esperança” montaram, na saída do refeitório, uma exposição com perucas, próteses mamárias e almofadas que ajudam no pós-cirúrgico do câncer de mama. Para a artesã Geisimar Almeida, o apoio de outras mulheres é essencial na recuperação e na reconstrução da autoestima. “Nosso grupo busca apoiar a mulher que descobriu o câncer de mama, para que ela entenda cada fase da doença e principalmente para que ela saiba que não está sozinha.”, disse.

A enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Emanuele Barbosa, convidou todos os colaboradores do HEGV a aderirem à campanha e vestirem a camisa do 'Outubro Rosa'. “Distribuímos os laços rosas em todos os setores e foi gratificante ver o envolvimento de todo o hospital. Algumas pessoas confeccionaram camisas e outras vieram trabalhar com uma blusa rosa. O HEGV ficou rosa e o câncer de mama virou o assunto do mês, o que era o nosso objetivo”, disse.

Nos dois dias de eventos realizados no auditório, as colaboradoras também participaram de uma oficina de maquiagem e concorreram a brindes.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde