Hospital Rocha Faria é premiado com com título inédito de qualidade

O Hospital Estadual Rocha Faria é o primeiro do Brasil a receber o título de Amigo da Criança e da Mulher. A chancela, dada após avaliação da maternidade da unidade, é inédita na rede de saúde, tanto entre hospitais públicos quanto privados.

A unidade, localizada na Zona Oeste do Rio, foi a primeira a se adequar às novas diretrizes de qualidade e humanização na assistência materna e infantil estipuladas pelo Ministério da Saúde e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

A certificação foi uma grande conquista. É um orgulho saber que colocamos a maternidade de um hospital público de Campo Grande entre as melhores do Brasil. Só mostra que estamos no caminho certo – afirmou o coordenador da maternidade da unidade, Juciney Pacheco.

A unidade faz cerca de 460 partos por mês, sendo uma das principais maternidades da região. Para se qualificar à certificação, o hospital implantou novas práticas de atendimento humanizado. Agora, mães e pais podem permanecer ao lado de seus bebês, 24h por dia, durante a internação.

Os recém-nascidos também podem ser acompanhados em qualquer área do hospital, inclusive na UTI Neonatal. As mulheres ainda podem receber líquidos e alimentos leves durante o trabalho de parto, além de ter acesso a métodos não farmacológicos para alívio da dor, entre outros.

Em 2013, o Hospital Estadual Rocha Faria criou o projeto Amigas do Leite, serviço de coleta em domicílio de leite materno. Cada litro doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. A ação reduziu em 90% o consumo de leite industrializado no hospital. Também foi um dos fatores que levou a unidade a se tornar a primeira da rede estadual de saúde do Rio de Janeiro a ser credenciada com o título Hospital Amigo da Criança.

A maternidade do hospital tem sido pioneira na introdução de técnicas para auxiliar no desenvolvimento dos bebês. Um dos projetos que vêm recebendo grande receptividade dos pais é o Pai Canguru, que permite um contato mais próximo entre os pais e o recém-nascido prematuro.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde