Dia das Crianças do Hospital Regional de Altamira tem música, presentes, orientações e muita diversão

A mãe Nádia Alvarez Vieira acompanha o filho Márcio, que está internado na UTI Neonatal do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no sudoeste do Pará. Ainda nem chegou o dia 12 de outubro, mas o bebê já ganhou presente em seu primeiro Dia das Crianças. Ele e todas as crianças que estão no hospital foram presenteados na manhã desta quarta-feira,11/10, em uma ação alegre promovida pelos colaboradores da unidade.

“Mesmo ele sendo bebezinho, ele sente. Então a decoração colorida, essa energia positiva faz bem para os bebês. Acho muito importante o que o Hospital Regional está fazendo, trazendo essa alegria para dentro da unidade. Isso ajuda as crianças a melhorarem e a se recuperarem mais rápido”, aprova Nádia Alvarez.

A programação contou com várias atividades como pintura em desenhos, pescaria, a apresentação de personagens infantis, muita música e também orientações. A ação foi coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e contou com a parceria do 51º Batalhão de Infantaria da Selva (51 BIS), através dos músicos da banda do Exército  e do Corpo de Bombeiros, que palestrou aos pais a respeito de acidentes domésticos, dando dicas de prevenção e sobre como agir caso aconteça algo com as crianças.

Mas quem comandou a “festa” foram as personagens Myca e Pipa, que foram criadas e representadas pelas colaboradoras Michele Pacheco, técnica de Enfermagem, e Ildijane Silva, auxiliar administrativa, respectivamente. As duas brincaram, cantaram e animaram o ambiente, interagindo com as crianças presentes.

“A ideia surgiu em reunião do GTH e as personagens Myca e Pipa serão fixas em ações do Hospital a partir de hoje. Foi um dia muito alegre, superou todas as nossas expectativas. Brincamos e conseguimos divertimos os usuários em uma data tão importante, como é o Dia das Crianças”, afirma Ildijane Silva.  

“Não combinamos o que íamos falar, foi de improviso. Eu pesquisei um figurino festivo e montei as roupas para a gente usar aqui no hospital. É muito gratificante ver que fizemos as pessoas sorrirem, nos deixou muito felizes”, destaca Michele Pacheco.

Além da manhã alegre, as crianças ainda tiveram direito a um lanche especial durante a programação. Potes de sorvete foram servidos aos pais presentes e aos pequenos. 

Arrecadação de brinquedos

Todas as crianças, desde os recém-nascidos até os mais velhos, receberam presentes durante a ação, nesta quarta-feira, no Hospital Regional, que é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Mas a campanha visando este momento começou antes, no dia 20/9.

Durante 20 dias, uma caixa foi colocada no hall do hospital, para receber as doações de brinquedos de colaboradores que quisessem ajudar a ação e fazer o Dia das Crianças dos usuários mais feliz. 

A iniciativa deu muito certo e a quantidade de brinquedos arrecadada foi suficiente para presentear todas as crianças na unidade. De acordo com o diretor-geral do HRPT, Edson Primo, a campanha envolveu todos os colaboradores na programação alusiva ao Dia das Crianças.

“Faz parte do nosso trabalho proporcionar momentos de lazer a estas crianças. Isso é importante para o processo de cura e então a gente sempre que pode aproveita essas datas especiais. Agregamos um momento para que as crianças pudessem ficar alegres e satisfeitas com um tempo também de orientação aos pais. Nós fizemos a campanha de doação de brinquedos e todos os colaboradores puderam participar. Isso foi importante porque tivemos uma boa quantidade de brinquedos arrecadados para entregar às crianças”, explica Edson Primo.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde