HU promove capacitação sobre transplantes de órgãos

O renomado médico neurologista Luiz Antonio da Costa Sardinha, é o convidado do Hospital Universitário de Jundiaí (HU), desta terça-feira, dia 10/10, para realizar palestra sobre o “Panorama atual de transplantes e captação de órgãos no Brasil”. O evento ocorre em parceria com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Unicamp e é destinado a médicos, estudantes de Medicina, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.

Sardinha é coordenador da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da Unicamp, membro da Câmara Técnica de Neurologia e Doação de Órgãos do Conselho Federal de Medicina e conselheiro do CRM de São Paulo.

Atualmente, de acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 45 mil pacientes estão cadastrados na lista do Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o Brasil, a espera de uma doação. O rim é o órgão mais requisitado, seguido de córneas e fígado. Diante de um cenário com número tão expressivo, Sardinha declarou, recentemente, em entrevista concedida à revista Vera Cruz Viva Bem, que é fundamental o engajamento e conscientização de equipes de saúde e da população. “Atualmente, a média é de 35% a 40% de recusa dos familiares em aceitar a doação de órgãos. Apenas 25% concordam”, lamentou. “É fundamental a quebra de paradigmas e a potencialização de informações corretas sobre todo o procedimento”, disse.

Os médicos e enfermeiros exercem papel fundamental para que haja menor índices de recusa de doação por parte das famílias. São estes profissionais que devem estar capacitados para abordar de forma correta os familiares, fornecer acolhimento e, com conhecimento correto, desmitificar a doação de órgãos.

No HU, o índice de doação de órgãos não é expressivo, no último ano, ocorreu apenas a doação de uma córnea. Fato que se deve, em boa parte, ao empenho dos profissionais para salvar vidas e evitar a morte encefálica, quesito básico para que se proceda com processo de doação.

A palestra é mais uma investida do HU e da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) em preparar seu corpo clínico de forma integral, tendo profissionais cada vez mais capacitados e preparados para prestar assistência de alta qualidade para a população de Jundiaí e região. O evento será às 14h, no Anfiteatro do Hospital Universitário.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde