Romeiros recebem atendimento do Hospital Metropolitano no Traslado do Círio de Nazaré | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Romeiros recebem atendimento do Hospital Metropolitano no Traslado do Círio de Nazaré

06/10/2017

Romeiros recebem atendimento do Hospital Metropolitano no Traslado do Círio de Nazaré

Em 2016, prestes a se formar no curso de Nutrição, a estudante Rosangela Oliveira trancou a faculdade por causa de um estágio. A decisão alterou os planos da jovem, que pediu a ajuda da Virgem de Nazaré. Prometeu que se passasse no estágio e pudesse concluir a graduação, viria a pé de Castanhal a Belém, ambas no Pará.

Nesta sexta-feira, 6/10, Rosângela parou a caminhada pela rodovia BR-316, por alguns momentos para receber o atendimento prestado pelo Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) aos romeiros do Círio de Nazaré. A data marcou o início da festividade com o Traslado, a procissão na qual a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré é levada da Basílica Santuário, no centro de Belém, até a Igreja Matriz de Ananindeua (PA) em um cortejo rodoviário.

A unidade, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), começou sua participação nos festejos do Círio dando suporte aos promesseiros que chegam a Belém, a pé, pela BR-316. Para isso, foi montado um posto de atendimento em frente ao hospital. Denominada  'Ação do Bem', a atividade faz parte da comemoração dos 50 anos de atuação da Pró-Saúde.

Uma equipe formada por colaboradores, residentes multiprofissionais e estagiários da área de Saúde atendeu os romeiros. Foram disponibilizados curativos, massagens, além de lanches e água. Das 5h30, horário de início do trabalho, até às 14h30, a equipe realizou cerca de 158 atendimentos a promesseiros vindos de municípios da região nordeste do Pará como Castanhal, Santa Izabel do Pará, Paragominas, Peixe-boi, Benevides, São Miguel do Guamá, entre outros.

A residente de Enfermagem, Érica Borges, foi uma das profissionais que atendeu aos romeiros. Evangélica, a profissional resolveu participar da atividade para ajudar o próximo. “Enxergo esta ajuda como um ato cristão, independente de crença. Creio no mesmo Deus que os católicos. E como enfermeira, quando estou trabalhando, enxergo essas ações como um ato de amor ao próximo”, falou.

A jovem também explicou que os atendimentos realizados, especialmente os curativos, ajudariam os romeiros a chegar até a Basílica Santuário. “Não tivemos casos graves, os ferimentos que tratamos eram superficiais. Com essa proteção os romeiros, com certeza, conseguiram cumprir seu objetivo de chegar à Basílica”, falou.

Os atendimentos aos romeiros também contaram com a parceria da Faculdade Cosmopolita, que disponibilizou 35 estudantes da área de Saúde para auxiliar na ação. A diretora acadêmica da instituição, Patrícia Lima, destacou a oportunidade de aperfeiçoamento para os alunos. “A parceria com o Hospital Metropolitano possibilitou aos nossos alunos o exercício de solidariedade e da fé em uma festa grandiosa como o Círio. Isso permite que nossos alunos intensifiquem sua atuação profissional. É extremamente positivo”, disse.

Neste sábado, 7/10, a unidade prossegue o trabalho na festa nazarena. Desta vez, a equipe do HMUE atuará no Círio Fluvial com a balsa-hospitalar. Neste dia, a unidade disponibilizará equipamentos de urgência e emergência em contêineres refrigerados. Já no domingo, 8/10, os voluntários do hospital ficarão posicionados no posto de atendimento da Cruz Vermelha instalado na Caixa Econômica Federal na avenida Presidente Vargas.

Contra o trabalho infantil

O sentimento de humanização é uma prática da Pró-Saúde no Hospital Metropolitano. Por isso, a entidade tornou-se parceira do Tribunal Regional do Trabalho da 8º Região (TRT8) na campanha de conscientização contra o trabalho infantil da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Incentivo à Aprendizagem da instituição durante o Círio de Nazaré. A participação do HMUE na campanha também é uma 'Ação do Bem'.

Os estudantes da escola Senador Álvaro Adolfo foram recebidos na unidade para acompanhar a passagem do Traslado da Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré no posto montado pelo HMUE na BR-316.

O aluno do 9º ano, J.R., de 15 anos, estava no grupo que veio ao HMUE. Definindo-se como sem religião, o jovem disse que teve um dia emocionante. “Foi um dia muito alegre com meus amigos. Não sou católico, mas gosto de Círio”, disse. Quando o assunto é a campanha contra o trabalho infantil, o estudante é enfático: “Hoje existem muitos jovens trabalhando e é bom saber que existem pessoas lutando para que eles só estudem e não precisem trabalhar”.

A campanha contra o trabalho infantil da Justiça do Trabalho no Pará é coordenada pela desembargadora Zuíla Dutra e pela juíza do trabalho Vanilza Malcher, por meio da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Incentivo à Aprendizagem.

Este ano, mais de 20 mil pessoas estarão envolvidas diretamente na ação. As orientações sobre o combate ao trabalho infantil serão levadas aos romeiros em oito, das 12 procissões oficiais do Círio de Nazaré.

 

+ Notícias

17/01/2018 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2018 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2018 - Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2018 - Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2018 - Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2018 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2018 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade

08/01/2019 - Mural das Virtudes promove melhoria nas relações interpessoais no Hospital Regional de Altamira

07/01/2019 - Com mais de 14 mil partos e três milhões de consultas, Pró-Saúde encerra gestão do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e da UPA 24h, no Paraná

07/01/2019 - Hospital Galileu divulga resultado de aprovados para o curso de Cuidador de Idosos

07/01/2019 - Colaboradores do HU arrecadam roupinhas para bebês durante curso

07/01/2019 - Hospital Metropolitano realiza formatura de ABC para paciente internado no Centro de Tratamento de Queimados

02/01/2018 - Mãe e bebê prematuro recebem visita familiar para o Natal no Hospital Materno Infantil de Barcarena

02/01/2019 - Programação Natalina leva esperança e solidariedade para pacientes do HRPT

02/01/2019 - Hospital 5 de Outubro realiza programação musical de Natal

02/01/2019 - Hospital Metropolitano realiza VI Semana SIPAT

28/12/2018 - CEIs participam de avaliação anual e promovem planejamento para 2019

28/12/2018 - Funcionários do HRPT fazem ceia de Natal para pacientes