Feira de empreendedorismo incentiva mães de pacientes do Oncológico Infantil | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Feira de empreendedorismo incentiva mães de pacientes do Oncológico Infantil

06/10/2017

Feira de empreendedorismo incentiva mães de pacientes do Oncológico Infantil

Quem vê Ana Cláudia Mesquita, de 36 anos, sorrindo e conversando com os clientes, enquanto vende os quitutes que prepara em casa, nem imagina que, dois anos atrás, a vida dela deu uma verdadeira guinada. O filho de Ana, Matheus Felipe, na época com 17 anos, foi diagnosticado com um Osteossarcoma - tumor ósseo maligno -, e teve que iniciar tratamento no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA). Enquanto acompanhava o filho no tratamento, Ana abandonou o emprego em um posto de gasolina, e teve que encontrar uma nova forma de sustento para a família. Foi na venda de alimentos, com horários bem mais flexíveis do que no trabalho tradicional, que ela encontrou o que precisava.

Ana é uma das diversas mães de crianças com câncer infantojuvenil que acabam tendo que optar entre o emprego ou cuidar do filho, e foi pensado nelas que a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospital - gestora do Oncológico Infantil, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) – idealizou e realizou durante esta quinta-feira, 5/9, a segunda edição do ‘Canto da Empreendedora’. O evento foi promovido na recepção do hospital, de 9h às 17h, e ofereceu os mais diversos tipos de produtos, de comidas a produtos de beleza e artesanato, e tudo produzido por mães e acompanhantes de crianças que estão internadas ou fazem acompanhamento na unidade.

A diretora-geral do Oncológico Infantil, Alba Muniz, conta como surgiu o evento. “Observamos a fragilidade a qual elas estão expostas. E uma das vertentes mais fortes dessa fragilidade é a econômica, que desfaz a pessoa, à medida que ela não tem condições de cuidar dela própria e dar o que a criança precisa. Então, pensamos em uma adesão ao ONU Mulheres para desenvolver essas pessoas, mulheres, mães, para que elas vivam melhor, não só enquanto estão aqui conosco fazendo tratamento, mas para que vivam melhor depois”, afirmou.

A primeira edição do ‘Canto da Empreendedora’ aconteceu em setembro deste ano e o êxito foi tão grande que a gestão do hospital decidiu incluí-la na agenda mensal da unidade. “Fizemos um processo de avaliação com elas e tivemos notícias de mães que participaram da primeira edição, e puderam pagar o aluguel com a renda da venda dela aqui. Outra mãe relata que passava o mês inteiro com duzentos reais, e aqui conseguiu aumentar em ¼ a renda que ela tinha. Isso em um dia, uma única vez”, ressaltou a diretora-geral da unidade.

Para Ana Cláudia, que hoje leva o filho Matheus Felipe uma vez por mês ao Oncológico Infantil para fazer manutenção – acompanhamento -, o evento veio em boa hora, para divulgar a venda de comidas que já faz na porta de casa e, ainda, fazer uma renda extra. “É uma oportunidade que ninguém dá. O hospital está de parabéns, pois além de ser um hospital de primeira, dá um suporte que muitos hospitais particulares não dão”, declarou.

O filho dela concorda. “Muitas mães abandonam o emprego para ficar com a gente. Então ter algo como essa feira é maravilhoso”, disse. “Aqui é muito bom o tratamento é 100% e as pessoas sempre estão dispostas a ajudar”, completou, Matheus Felipe.

Para as próximas edições do evento a expectativa da unidade é que a adesão seja cada vez maior. “As mães já chegaram a nos pedir que o ‘Canto da Empreendedora’ seja realizado mais de uma vez por mês. Então, a gente vê que está dando certo, está trazendo resultado. E a nossa expectativa é que cada vez mais mães adiram ao projeto e se descontraíam, sintam-se um pouco fora desse ambiente hospitalar e ainda façam uma renda extra”, concluiu.

Ações do Bem

O ‘Canto da Empreendedora’ é também resultado das ‘50 Ações do Bem’ que a Pró-Saúde está desenvolvendo nas unidades que gerencia, em todo o país, para promoção da saúde e de ações relevantes a colaboradores, pacientes, seus familiares e a comunidade.

Como parte das ‘50 Ações do Bem’ foi realizado, no mês de junho, em Belém, o “I Workshop Empreender – Fortalecendo o Protagonismo das Mulheres”, onde foi sugerida a promoção de iniciativas que dessem oportunidade de renda para as mães de pacientes do Oncológico Infantil.

 

+ Notícias

18/01/2018 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2018 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2018 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2018 - Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2018 - Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2018 - Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2018 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2018 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade

08/01/2019 - Mural das Virtudes promove melhoria nas relações interpessoais no Hospital Regional de Altamira

07/01/2019 - Com mais de 14 mil partos e três milhões de consultas, Pró-Saúde encerra gestão do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e da UPA 24h, no Paraná

07/01/2019 - Hospital Galileu divulga resultado de aprovados para o curso de Cuidador de Idosos

07/01/2019 - Colaboradores do HU arrecadam roupinhas para bebês durante curso

07/01/2019 - Hospital Metropolitano realiza formatura de ABC para paciente internado no Centro de Tratamento de Queimados

02/01/2018 - Mãe e bebê prematuro recebem visita familiar para o Natal no Hospital Materno Infantil de Barcarena

02/01/2019 - Programação Natalina leva esperança e solidariedade para pacientes do HRPT

02/01/2019 - Hospital 5 de Outubro realiza programação musical de Natal

02/01/2019 - Hospital Metropolitano realiza VI Semana SIPAT