Hospital Metropolitano prepara colaboradores para atuar no Círio de Nazaré

A pouco menos de 15 dias do Círio de Nazaré, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), finaliza os preparativos para sua participação na festividade.

Pelo quinto ano consecutivo, a unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizará o atendimento dos romeiros que vêm a Belém (PA) pela rodovia BR-316.

Esta semana, a Cruz Vermelha Brasileira no Pará, parceria do HMUE nas atividades no Círio de Nazaré, realizou uma roda de conversa com os colaboradores da unidade que atuação no Círio 2017. A ação foi comandada pelo voluntário da Cruz Vermelha, Isaías Skeet.

Durante a atividade, o voluntário orientou para os procedimentos relativos ao atendimento de romeiros na romaria. “Temos que fazer esse tipo de orientação para que os voluntários do Hospital Metropolitano tenham ciência de como trabalhar na procissão”, disse.

A coordenadora de Projetos Sociais do HMUE, Roberta Cardins, explica que durante o treinamento, os voluntários contam com a experiência de quem já participou do Círio em outros anos. “É importante que o voluntario saiba o que vai acontecer na hora do Círio para que possa atender aos romeiros da melhor forma”, disse.

HMUE no Círio 2017

Em 2017, o Hospital Metropolitano terá uma equipe com 30 pessoas, entre colaboradores e residentes multiprofissionais. Na sexta-feira, 6/10, um posto de atendimento será montado na BR-316, em frente à unidade, para levar assistência aos romeiros vindos de outras cidades.

Serão disponibilizados curativos, massagens, além de distribuição de lanches e água para ajudar na conclusão do trajeto até a Basílica Santuário, no centro de Belém, onde os romeiros costumam finalizar a caminhada.

No sábado, 7/10, o HMUE atuará no Círio Fluvial, com a balsa-hospitalar. Neste dia, a unidade disponibilizará equipamentos de urgência e emergência em contêineres refrigerados.  Já no domingo, 8/10, os voluntários do hospital ficarão posicionados no posto de atendimento da Cruz Vermelha instalado na Caixa Econômica Federal na avenida Presidente Vargas. O local é considerado um dos pontos críticos da romaria, por reunir um grande público em uma parte estreita da via.

No local, serão realizados os primeiros atendimentos aos romeiros. E caso haja necessidade, será providenciado transporte para outras unidades de saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde