Hospital Universitário é avaliado pelo RAG

Entre os dias 20 e 22/9, o Hospital Universitário de Jundiaí (HU), passou por um processo de auditoria, realizada pela equipe da Pró-Saúde. A avaliação foi feita pelos consultores Nilsa Mara de Arruda Yamanaka, Luciane de Falchi Carraro de Oliveira e pelo médico Fernando Mallet Soares Paragó, do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente Corporativo da Pró-Saúde.

A análise checou a execução de padrões e requisitos pré-estabelecidos de normativas e resoluções vigentes, aspectos que estão diretamente ligados ao atendimento, infraestrutura, gestão e segurança do paciente. A auditoria integra o RAG (Requisitos de Apoio à Gestão), uma ferramenta de avaliação da gestão hospitalar desenvolvida pela Pró-Saúde para o monitoramento do desempenho de unidades de saúde administradas pela entidade.

Para a realização dessa avaliação, os auditores estiveram pessoalmente em cada um dos departamentos do HU, conversaram com as lideranças e os colaboradores, vistoriaram as dependências da Unidade, produtos e equipamentos.

Segundo Cristiane Martho, responsável pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HU, a auditoria é premissa básica para a melhoria contínua da assistência prestada à população, para avançar no preparo e na gestão dos colaboradores e no direcionamento para atingir os melhores níveis de assertividade e eficiência.

Todos os dados apurados durante a auditoria serão analisados pela Pró-Saúde e, em breve, será atribuída uma nota de avaliação, junto com pontos de melhoria e pontos positivos já utilizados na rotina do hospital.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde