Hospital Municipal participa do dia D do Novembro Azul

Colaboradores do Hospital Municipal vestiram-se de azul ou com a camiseta específica da campanha para marcar o dia “D” do Novembro Azul, celebrado nesta segunda-feira (24 de novembro). A iniciativa tem como objetivo a conscientização sobre a detecção precoce do câncer de próstata e a prevenção da doença.

O “Sorria para a Vida” – slogan da camiseta utilizada em toda a rede de saúde de Mogi das Cruzes, também aborda a campanha que alertou para os cuidados em relação à saúde da mulher. O laço, característico do Outubro Rosa, ganhou mais uma cor.

E não foram apenas os colaboradores que utilizaram uma peça de roupa azul, o próprio hospital ganhou uma iluminação especial. Se no mês passado ele ficou rosa, agora ele está azul.

Diversas atividades estão sendo feitas ao longo deste mês como parte da campanha. Nos dias 5 e 6 de novembro, o hospital recebeu atividades educativas. Panfletos foram entregues aos pacientes nas recepções dos ambulatórios e do Pronto Atendimento Infantil. Informações sobre um dos cânceres mais comuns entre a população masculina, o da próstata, foram fornecidas.

Mesmo sendo uma campanha voltada aos homens, mulheres também estão sendo orientadas, uma vez que, em muitos casos, elas são as responsáveis por incentivar o marido, o pai ou o amigo a realizar o exame preventivo. 
Além da parte educacional e lúdica, a área assistencial faz parte da programação. Os pacientes de 45 a 70 anos que manifestem interesse em realizar o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico, que pode identificar o câncer de próstata) são orientados a procurar unidades de saúde de Mogi, sem a necessidade de encaminhamento médico.
 
Os homens que apresentam algum tipo de alteração no exame de sangue são imediatamente encaminhados para o atendimento dos urologistas do Hospital Municipal.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde