Centro de Radiocirurgia do IEC é inaugurado com a presença do Presidente da República e demais autoridades

O presidente Michel Temer, o governador Luiz Fernando Pezão e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, inauguraram, na última sexta-feira (15/9), o Centro de Radiocirurgia do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Centro do Rio.

O secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., e o diretor médico do Instituto, Paulo Niemeyer Filho, apresentaram o primeiro equipamento “Gamma Knife” a funcionar em uma unidade pública de saúde no país. O aparelho é voltado ao tratamento de tumores cerebrais e outras doenças neurológicas, como o mal de Parkinson, e utiliza a técnica conhecida como radiocirurgia, uma intervenção cirúrgica com uso de radiação, sem a necessidade de incisões. Na ocasião, também foi apresentado o projeto de construção do prédio anexo para ampliação do IEC.

Os ministros da Saúde, Ricardo Barros, e da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, também visitaram a unidade, entre outras autoridades, acompanhados pelos gestores e parte da equipe médica. Da solenidade, representando a Pró-Saúde, estavam o Diretor de Operações Jocelmo Pablo Mews e o secretário da Diretoria Estatutária, representando o presidente Dom Eurico dos Santos Veloso, Cônego Dr. José Gomes de Moraes; além do Diretor Operacional do Rio de Janeiro, Gabriel Giraldi e os diretores geral e técnico do IEC Edival Mattos e Luiz Claudio Teixeira, respectivamente.  

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer é um dos principais centros de saúde do país, voltado, exclusivamente, ao tratamento de doenças neurocirúrgicas e à área de ensino e pesquisa no Brasil. 

Primeiro centro de referência em neurocirurgia do país, o IEC – unidade de saúde do Governo do Rio de Janeiro inaugurada em julho de 2013, já sob gestão da Pró-Saúde, oferece o que há de mais moderno no campo da neurocirurgia de alta complexidade, utilizando técnicas inéditas na rede pública.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde