Com apresentação musical e participação de locutores, Rádio HRBA completa seis anos

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), inaugurou, em setembro de 2011, um projeto pioneiro de rádio hospitalar: a Rádio HRBA. Com o passar dos anos, o modelo de comunicação voltado aos usuários, acompanhantes e colaboradores da unidade de saúde se tornou referência em humanização. Para comemorar o sexto aniversário, cinco locutores de rádios comerciais de Santarém e o cantor Eduardo Dias comandaram a programação da última sexta-feira, 15/9.

A locutora Nataly Santiago, da Rádio 94 FM, abriu a programação. “É o terceiro ano que eu sou convidada a estar aqui e sempre fico muito ansiosa em participar. É um projeto diferente, né? É uma forma diferente porque nós que trabalhamos no rádio acreditamos que a música é muito mais do que só uma diversão ou entretenimento, a música é cura. E ter um projeto como este dentro do Hospital Regional é, com certeza, fundamental”, diz a locutora.

O segundo a comandar a festa foi Nelson Mota. O locutor esteve presente em todas as seis programações de aniversário da rádio. “Você poder contribuir, dentro do seu aprendizado, dentro do seu conhecimento, e participar de momento como esse, em que a Rádio HRBA completa seus seis anos, é uma grande satisfação”, conta Mota.

Outro locutor da 94 FM a participar, Zé Rodrigues fez sua estreia na Rádio HRBA. “É muito legal fazer parte de um projeto bacana como esse, poder participar um pouquinho da vida das pessoas que estão aqui. A música serve como terapia”, afirma Zé Rodrigues.

Na sequência da programação, o Bonde da Maricota Show animou os ouvintes com muita irreverência. “É gratificante, é maravilhoso fazer parte disso. E esse momento de aniversário é importante por reunir comunicadores e aproximá-los das pessoas que estão aqui”, fala Tony de Oliveira, da Rádio Princesa FM.

No final da tarde, o comando passou para o locutor da Rádio Guarany FM, Acivan Monteiro. “É um projeto muito especial, muito importante, porque usa a comunicação para beneficiar os trabalhadores do hospital e as pessoas que buscam tratamento. Estou muito feliz em participar pela terceira vez”, revela.

Para encerrar as comemorações, o cantor Eduardo Dias fez uma apresentação voz e violão ao vivo na rádio. Durante uma hora, ele cantou os seus maiores sucessos. “Foi uma honra participar deste aniversário. É uma satisfação para o artista poder trazer a sua obra e tentar encantar o público que está em uma situação difícil. Então, neste momento, cumprimos nosso papel: eu, de artista, e a rádio, de levar entretenimento para todo mundo”, finaliza o cantor Eduardo Dias.

A rádio do Hospital Regional de Santarém – unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) – nasceu como um projeto de humanização, com objetivo de contribuir com a recuperação dos usuários em tratamento na unidade.

O ambiente hospitalar ficou mais receptivo e agradável depois que os setores e corredores do hospital foram preenchidos com o som da rádio. “A intenção é tornar o hospital cada dia mais acolhedor para que nossos pacientes sintam-se bem e que tenham uma recuperação melhor. A rádio tem um papel fundamental para a humanização dentro do HRBA, já que sempre buscamos tratar as pessoas em sua plenitude, não apenas no aspecto físico”, explica o diretor-geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde