Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebe certificação de qualidade “Acreditado Pleno”

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebeu, nesta terça-feira (12/09), a certificação “Acreditado Pleno”, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Este é o segundo nível do selo de reconhecimento oferecido às unidades que comprovam a qualidade e a segurança dos serviços assistenciais prestados. A cerimônia de entrega da certificação ocorreu no Theatro Vasques, no centro de Mogi, e fez parte da programação do aniversário de 457 anos do município, comemorados em 1° de setembro.

A ONA 2 – Acreditado Pleno somente é concedida ao hospital que atende aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas, o que inclui aspectos estruturais e assistenciais, além da utilização de processos integrados e plena comunicação entre as atividades. O Hospital Municipal conseguiu atender a todos estes requisitos.

“Esta nova certificação reafirma uma cultura no atendimento em saúde que vem sendo praticada, com muito sucesso, em nossa cidade. E este selo é motivo de muito orgulho e a certeza de que há uma equipe empenhada em oferecer o melhor para os pacientes”, comemorou o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo.

Na abertura do evento, que lotou o Theatro Vasques, o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, apresentou um balanço das atividades realizadas pelo Hospital Municipal em pouco mais de três anos de funcionamento. No total, foram 1.158.262 procedimentos, dos quais 266.254 consultas no Pronto Atendimento Infantil 24 horas, 175.222 consultas agendadas nas mais diversas especialidades, 674.253 exames diagnósticos, 23.622 cirurgias, 11.282 internações e 23.622 atendimentos multiprofissionais. “O mais importante é saber que todos esses procedimentos estão sendo feitos dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade”, afirmou.

No Estado de São Paulo, de acordo com o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), atualmente existem 1.081 hospitais cadastrados. Segundo a Organização Nacional de Acreditação, 92 hospitais são certificados, 14 deles são unidades que atendem exclusivamente pacientes da rede pública. Desse total de 92 unidades, apenas 33 possuem o selo de qualidade ONA 2 – sendo seis deles públicos. 

“Esta certificação é motivo de orgulho para os mogianos e a certeza da qualidade dos serviços prestados em nosso hospital”, afirmou o deputado estadual Marcos Damásio. 

O diretor de Operações da Pró-Saúde, Jocelmo Pablo Mews, afirmou que o Hospital Municipal é um exemplo de que, “com vontade política e gestão eficiente, focada no interesse público e na necessidade da população, é possível oferecer à sociedade um atendimento de saúde pública humanizado e de qualidade”. 

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar faz a gestão do hospital desde sua inauguração, em 2014, e de mais outras quatro unidades de saúde do município – SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), UNICAFISIO (Unidade Clínica de Fisioterapia e Reabilitação), UBS Alto do Ipiranga e UPA 24h Dra. Corasi Alves de Andrade, que fica no bairro Oropó.

“O presidente da Pró-Saúde, Dom Eurico do Santos Veloso, costuma dizer que a saúde é uma missão, sustentada pela solidariedade e pelo amor ao próximo, especialmente para as pessoas que mais precisam. E esses valores, acrescidos da profissionalização e humanização do atendimento, estão sempre presentes nos serviços que realizamos no Hospital Municipal e nas demais unidades administradas pela entidade em Mogi das Cruzes”, ressaltou. 

Outras autoridades participaram da cerimônia, como o vice-prefeito Juliano Abe, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Evaristo, o avaliador líder da Fundação Vanzolini, Gustavo Pacca, e a presidente do Voluntariado de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde