Hurso sensibiliza usuários e sociedade sobre a doação de órgãos

Desde o dia 1º de setembro, a fachada do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás (GO), está iluminada com luzes verdes em alusão ao Setembro Verde. Neste ano, a decoração faz parte da campanha com o tema “Doação de Órgãos Transformando Vidas”, organizada pela Central de Transplantes e Superintendência de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se tornar um doador de órgãos e tecidos.

De acordo com a Central de Transplantes de Goiás, até julho deste ano, foram realizados 749 transplantes. Atualmente, entre os receptores inscritos, 358 estão à espera de córnea, 277 esperam por um rim, e 6 necessitam de um coração. “O consentimento da família autorizando a doação é primordial no processo de doação. Por isso, a campanha é muito importante para criar uma cultura de doação, acabando com mitos e conscientizando as pessoas”, disse Fernando Castro, gerente da Central de Transplantes de Goiás.

No dia 27 de setembro, é o Dia Nacional do Doador de Órgãos. Por isso, no dia 26 os membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) realizarão um evento na Universidade de Rio Verde (UniRV) para debater o assunto.

Além disso, em parceria com a Comissão de Humanização, será realizada uma abordagem com vídeos nas recepções e acesso do Hospital. “Todos as vezes que a oportunidade de realizar a doação de órgãos acontece no Hospital, vemos a necessidade de esclarecer mais a todos diante da possibilidade de salvar mais vidas”, explicou Rosilene Ribeiro, coordenadora de Enfermagem e membro da CIHDOTT.

Confira a agenda do evento:

26/09/2017 – I Mesa Redonda Interdisciplinar em Saúde

Doação e Captação de Órgãos e Tecidos Humanos para Transplante

Horário: 19h às 21h

Local: Auditório UniRV

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde