Projeto do Hospital Yutaka Takeda doa mudas de árvores para recém-nascidos

Pensando em como o mundo seria mais verde e bonito se a cada bebê que nascesse fosse plantada uma árvore, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás, criou o projeto “Crescer” para incentivar essa prática na unidade.

A assistente social do HYT, Socorro Rezende, explicou que a cada bebê que nasce no hospital é doada uma muda de planta aos pais. “A família pode escolher entre ipê amarelo, açaí, ingá e mogno. Também, após a entrega das mudas, orientamos quanto à importância de cuidar do ambiente em que vivemos”, relatou Socorro.

O projeto faz parte das “50 Ações do Bem” da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade que gerencia o hospital, por meio de contrato de gestão com a empresa Vale. É uma iniciativa iniciada neste ano que proporciona ações voltadas para a promoção da saúde e do bem-estar de colaboradores, pacientes e comunidade em geral.

Socorro ainda comentou que a ideia do projeto teve início com uma ação pontual para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no mês junho. “A programação que fizemos deu tão certo, que em conjunto com a Comissão de Humanização, resolvemos dar continuidade, implantando de fato o projeto no HYT”, disse Socorro.

Além da importância ambiental, a unidade quer marcar o momento único do nascimento de um filho na vida das famílias que recebem as pequenas árvores.

Contente com a sua filha no colo e o filho mais velho ao lado, José Eudes Santos considerou excelente a iniciativa para ensinar os filhos a cuidarem do planeta. “Achei uma ótima lembrança do hospital. Vou ensinar meus filhos a cuidarem da árvore”, comentou José.

As mudas são doadas para o hospital pelo viveiro da empresa Vale. Em três meses, 92 bebês já ganharam a lembrança do HYT.

Hospital

O Hospital Yutaka Takeda possui o serviço de ginecologia e pediatria, acomodações de internação com 22 leitos de enfermarias, 14 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 40 leitos. Centro Cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós anestésica.

A unidade tem, como um dos seus princípios institucionais, a responsabilidade ambiental. Por isso sempre busca incentivar e praticar a consciência de cuidados ao meio ambiente e à vida. A unidade aplica, anualmente, treinamentos sobre a segregação de resíduos, realiza campanhas de incentivo a utilização racional dos recursos naturais, como água e energia, e já promoveu a troca de copos descartáveis por canecas. Todo resíduo gerado na unidade é encaminhado para reciclagem, além disso, a instituição não faz uso de dispositivos como termômetro contendo mercúrio. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde