Hospital São Lucas promove treinamento para reforçar método de atendimento de urgência e emergência

Enfermeiros e técnicos de Enfermagem que atuam nas Salas de Emergências (Vermelha e Choque) do Pronto-Socorro do Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, participaram de um treinamento interno para reforçar o Protocolo ABCDE do Trauma.

Trata-se de um conjunto de procedimentos reconhecidos internacionalmente que visa estabilizar o paciente no momento do atendimento de urgência e emergência.

O treinamento aconteceu entre os dias 15 e 24 de agosto, com apresentação teórica e atividades práticas.

O coordenador do Pronto-Socorro e responsável pela capacitação, Daniel Perinni, explicou que o método é dividido em cinco etapas: A, B,C,D e E —  cada letra representa um passo no atendimento.

“A aplicação do protocolo durante a assistência é para estabilizar o estado de saúde, com atenção para as vias aéreas, respiração, circulação, incapacidade e exposição do paciente”, afirmou.

Segundo o coordenador, sinais de sangramento, tosse e alguma agitação devem ser observados durante o atendimento.

“Cada processo do protocolo exige atenção e agilidade dos profissionais envolvidos. Este protocolo ABCDE do Trauma garante a estabilização do quadro clínico do paciente e proporciona um atendimento seguro, principalmente quando há necessidade de intervenções”, complementou.

O Hospital Estadual São Lucas é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar a partir de contrato de gestão firmado com o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde